Índice do Artigo

Hardware

TSMC está produzindo 150 mil wafers de 5 nanômetros mensalmente para atender demanda do mercado

TSMC está produzindo 150 mil wafers de 5 nanômetros mensalmente para atender demanda do mercado
Créditos: Divulgação/TSMC

Principal fundição do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) aumentou sua produção de wafers de silício de 5 nanômetros para conseguir atender à grande demanda global de fabricantes. Segundo a DigiTimes, a empresa está produzindo pelo menos 150 mil wafers mensais naquele que é considerado seu método de fabricação mais sofisticado até o momento.

Fontes consultadas pelo site afirmam que, além de tentar atender os pedidos feitos por seus clientes, a TSMC incrementou sua produção como forma de aproveitar uma oportunidade de mercado. A publicação afirma que, diante dos relatos de que a concorrente Samsung está tendo problemas com suas linhas de produção, a fabricante taiwanesa quer atrair algumas das fabricantes prejudicadas pela situação.

Atualmente, a TSMC e a Samsung são os dois principais nomes do mundo da fundição, sendo que a companhia taiwanesa tomou a liderança do mercado pela confiabilidade de suas entregas. A companhia também se mostrou capaz de entregar novas tecnologias com ritmo frequente, e já prepara para o final de 2022 o início da produção massiva de chips de 3 nanômetros.

TSMC aumentou produção em 25%

Segundo os relatos da DigiTimes, a TSMC aumentou em 25% a produção de seu processo de 5 nanômetros, que antes estava na casa dos 120 mil wafers mensais. Rumores também apontam que o aumento da fabricação pode estar ligado à AMD, que teria decidido iniciar ainda em abril a produção de novos processadores da linha Zen 4

A fundição também está recebendo grande interesse em seus nódulos de 4 nanômetros por parte de empresas como a NVIDIA, que teria pagado uma quantidade generosa para garantir remessas. Quem também demonstrou interesse na tecnologia é a Qualcomm, cliente tradicional da Samsung, que se viu forçada a procurar por alternativas no mercado diante dos rendimentos dos wafers da fabricante — quanto menores eles são, maiores são os preços a se pagar pelos semicondutores que passam pelos testes de qualidade.

A imagem pública da TSMC também pode ter contribuído para o aumento de sua demanda: fontes ouvidas pelo DigiTimes atribuem o bom momento da AMD à parceria que ela tem com a fundição. A previsão é que o processo de 3 nanômetros da empresa também seja bastante disputado e que as primeiras levas, identificadas como N3B, rendam de 40 mil a 50 mil wafers de silício mensais.
 

Via: DigiTimes, WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções