Índice do Artigo

Hardware

Preço de wafers de silício deve subir 25% até 2025

Preço de wafers de silício deve subir 25% até 2025
Créditos: TSMC

Quando as tendências de preços e disponibilidade para componentes como CPUs e GPUs parecem estar em uma boa direção, um novo relatório alerta que os preços das bolachas (wafers) de silício devem quebrar recordes nos próximos anos.

De acordo com o China Times, os preços dos wafers de 12 polegadas passarão de US $200 (R$946,02 em conversão direta) pela primeira vez em 2024. O relatório informa que todos os fabricantes de wafers de silício assinaram contratos de longo prazo com seus clientes para fixar os preços, então a produção extra wafers podem ser difíceis de encontrar.

O aumento esperado de 20 a 25% no preço do wafer entre agora e 2025 será causado por uma conjunção de fatores, incluindo demanda alta / crescente, juntamente com uma incompatibilidade de ciclo de negócios. No entanto, o preço de uma bolacha de silício em si é muitas vezes apenas uma fração do valor pago pelo produto acabado. 

Em 2021 e 2022, houve amplas notícias sobre a abertura de novas fábricas de chips em todo o mundo. A Intel está se expandindo para a Europa , enquanto a Samsung e a TSMC estão estabelecendo instalações grandes nos EUA. Entretanto, a principal fornecedora para as fabricantes de chips avançados, wafers, vem de empresas como GlobalWafers, Shin-Etsu e Sumco. Essas empresas não têm planos de expansão agressivos como as dos fabricantes de chips.

O mercado de semicondutores tende a ter aumento de demanda

A GlobalWafers de Taiwan, uma dos principais contribuintes para a indústria, fechou acordos de todos os seus wafers até 2024, diz a reportagem do China Times, junto com a japonesa Shengco que também tem sua produção de wafer totalmente vendida até 2026.

Em uma nota positiva, os três principais fabricantes de bolachas de silício “já receberam adiantadamente de clientes e lançaram um plano de expansão em larga escala”, diz o China Times. No entanto, esses planos só começarão a fazer a diferença a partir de 2024, no mínimo.

O preço mais recente que podemos encontrar para wafers TSMC 300mm acabados e totalmente processados, por exemplo, é de US $1.634 (R$7728,98 em conversão direta) para o ano de 2020. Para colocar nessa perspectiva, se a TSMC repassasse a totalidade do aumento de preço do wafer de ~ $ 40 (cerca de 189 reais) para o cliente, isso representaria um aumento de custo de cerca de 2,5%.

Na prática, os cálculos são muito mais complexos e variam de acordo com o nó de produção. Lembrando que a maior parte dos custos de wafer da TSMC repassados para seus clientes são de produção e pagamento de seus investimentos em instalações e maquinários.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções