- Publicidade -

Emulação de PS3 no PS5 é possível, mas Sony não teve interesse em investir, diz desenvolvedor

Desenvolvedores criticam a decisão da empresa de manter os jogos da plataforma no streaming
Créditos: Divulgação/Sony

Apesar dos rumores que antecederam o anúncio da versão aprimorada da PlayStation Plus, a Sony deve continuar sem oferecer uma forma de jogadores do PlayStation 5 acessarem nativamente os jogos do PlayStation 3. A opção atualmente existe na forma de streaming, somente acessível em poucos territórios nos quais a empresa opera o serviço PlayStation Now — o que deixa de fora o Brasil.

Segundo o desenvolvedor Dimitris Giannakis — conhecido como Modern Vintage Gamer —, a situação se deve à falta de vontade da companhia japonesa em investir na emulação nativa de sua plataforma antiga. “A emulação do PS3 é absolutamente possível no hardware do PS5. A Sony nunca teve o interesse de investir os milhões para fazer isso acontecer”, afirmou ele no Twitter.

Embora seja mais conhecido pela produção de vídeos para o YouTube, Giannakis colabora com a desenvolvedora Night Dive Studios (do remake de System Shock) e com a Limited Run Games. A opinião é compartilhada pelo modder Lance McDonald, que se mostrou decepcionado pelo fato de a Sony ter criado um emulador de PS1 e PS2 para seu console que vai ficar preso por trás de um sistema de assinaturas.

PS3 chega ao PS5 somente via streaming

Anunciada na última terça-feira (29), a nova versão da PlayStation Plus traz o acesso de jogos do PlayStation 3 somente via streaming, opção restrita aos assinantes da categoria Premium. Além de ser mais cara que as demais, ela não estará presente em países como o Brasil, onde será substituída pelo plano Deluxe.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Sony, a transformação do serviço de assinatura vai permitir que jogos selecionados do PS1, PS2 e PSP sejam baixados e jogados offline por seus assinantes. Isso mostra que a empresa conseguiu criar emuladores para cada uma de suas plataformas antigas, deixando de lado o PS3 no processo — apesar de ter uma arquitetura considerada complicada, o console pode ser emulado por hardwares modernos, conforme mostram esforços da comunidade.

A decisão da companhia japonesa se mostra contrária à estratégia adotada pela Microsoft, que investiu em meios de garantir que seus consoles atuais tenham acesso ao catálogo de plataformas como o Xbox 360 e o Xbox original. O novo serviço de assinaturas do PlayStation passará a funcionar em junho deste ano, sendo que seu patamar mais básico vai garantir as mesmas vantagens do plano Plus existente atualmente.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Eurogamer Portugal
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.