Índice do Artigo

PC Games

SteamOS Devkit Client para o Steam Deck agora é open source

SteamOS Devkit Client para o Steam Deck agora é open source
Créditos: Valve/Divulgação

O lançamento do Steam Deck foi muito esperado e finalmente o console (ou PC) portátil está no mercado, pelo menos em alguns países. O dispositivo tem recebido atualizações e melhorias pela Valve para melhorar a experiência do usuário e, há cerca de uma semana, a empresa disponibilizou o SteamOS Devkit Client como open source para qualquer um que quiser desenvolver seus jogos e aplicativos para o portátil. 

A empresa publicou nessa página do GitLab, tanto o SteamOS Devkit Client quanto o SteamOS Devkit Service. De acordo com Liam Dawe que escreveu lá no Gaming on Linux (de onde vem essa notícia), as ferramentas funcionaram bem, ou pelo menos no sistema Linux que ele estava usando, e as instruções para usar o software eram bem claras. 


Imagem: Gaming on Linux/Reprodução

Com essas ferramentas para os desenvolvedores, se torna muito mais fácil que um estúdio ou até mesmo algum desenvolvedor independente trazer os seus jogos para o Steam Deck com boa compatibilidade. Já que dessa forma eles podem simplesmente transferir as biulds em que estão trabalhando para o Steam Deck e realizar os testes.  

Sobre o Steam Deck

O Steam Deck é um console ou PC portátil desenvolvido pela Valve e lançado há menos de um mês atrás, no dia 25 de Fevereiro. O dispositivo conta com um processador da AMD com 4 núcleos e 8 threads na microarquitetura Zen 2, acompanhado de um chip gráfico integrado na microarquitetura RDNA 2 com 8 unidades de computação. Apesar de ser compatível com o Windows, o console foi desenvolvido para o SteamOS baseado em Linux. 

Recentemente o dispositivo recebeu suporte oficial para o Xbox Cloud Gaming, o que permite um acesso facilitado à um catálogo ainda maior de jogos, mesmo que seja por streaming. Além disso, alguns drivers do dispositivo para o Windows já foram lançados pela Valve, então é possível usar o sistema operacional da Microsoft no pequeno PC, mesmo que ele não seja otimizado para isso.

Via: Gaming on Linux

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções