- Publicidade -

Apple disse que M1 Ultra poderia competir com uma RTX 3090, mas benchmarks mostram que não

Nem em jogos ou benchmarks sintético
Créditos: The Verge

A Apple conta com chips bem fortes equipando seus computadores atualmente. O mais forte deles, e que equipa o recém lançado Mac Studio, o M1 Ultra, seria forte o suficiente para superar a NVIDIA GeForce RTX 3090, uma das GPUs mais fortes do mercado atualmente. Isso foi o que a própria Apple disse dias atrás. Mas, segundo testes do The Verge, o resultado na vida real não é bem esse.

O chip M1 Ultra é basicamente dois M1 Max juntos e, segundo a Apple, é até 3.8 vezes mais rápido que um M1 Max normal e até 4.5 vezes mais desempenho gráfico. Todo esse poder de processamento do M1 Ultra deu confiança para a Apple dizer que seu chip tem mais desempenho que a RTX 3090 consumindo 200W a menos que a GPU da NVIDIA.

Muitos olham meio torto para benchmarks da própria empresa, especialmente quando compara com hardware de rivais. O que os testes do The Verge mostram é que o M1 Ultra não supera a GPU topo de linha da NVIDIA em benchmark sintético e nem mesmo em jogos.

- Continua após a publicidade -

O único jogo testado foi Shadow of the Tomb Raider, um título de 2018, mas que ainda faz as GPUs "penarem". A RTX 3090 ficou bem a frente do chip M1 Ultra, especialmente em 4K, com larga vantagem de mais de 60 frames. O chip da Apple não se saiu mal, mas nem mesmo chegou perto da RTX 3090. O The Verge diz, inclusive, que a experiência no computador da Apple teve stutters em toda resolução testada.

Já em benchmark sintético com o Geekbench 5, nas palavras do The Verge, "o Mac Studio foi... destruído" contra sua máquina equipada com um Intel Core i9-10900, 64GB de Ram e a RTX 3090. O chip M1 Ultra não conseguiu atingir nem metade do desempenho da GPU da NVIDIA. Vale ressaltar que o desempenho do Mac Studio com o M1 Ultra não escalona conforme a própria Apple divulga em cima do modelo equipado com M1 Max.

O chip M1 Ultra conta com o dobro dos números de especificações técnicas comparado com o M1 Max por ser dois desses chips juntos. Ou seja, 20 núcleos de CPU, 48 núcleos de GPU e 32 núcleos para Neural Engine. Para saber as especificações do M1 Max, basta dividir por dois.

- Continua após a publicidade -

Nos EUA, o Mac Studio equipado com o M1 Ultra está custando US$ 6.199, enquanto que no Brasil custa R$ 46.999

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.