Índice do Artigo

Nvidia

Apple disse que M1 Ultra poderia competir com uma RTX 3090, mas benchmarks mostram que não

Apple disse que M1 Ultra poderia competir com uma RTX 3090, mas benchmarks mostram que não
Créditos: The Verge

A Apple conta com chips bem fortes equipando seus computadores atualmente. O mais forte deles, e que equipa o recém lançado Mac Studio, o M1 Ultra, seria forte o suficiente para superar a NVIDIA GeForce RTX 3090, uma das GPUs mais fortes do mercado atualmente. Isso foi o que a própria Apple disse dias atrás. Mas, segundo testes do The Verge, o resultado na vida real não é bem esse.

O chip M1 Ultra é basicamente dois M1 Max juntos e, segundo a Apple, é até 3.8 vezes mais rápido que um M1 Max normal e até 4.5 vezes mais desempenho gráfico. Todo esse poder de processamento do M1 Ultra deu confiança para a Apple dizer que seu chip tem mais desempenho que a RTX 3090 consumindo 200W a menos que a GPU da NVIDIA.

Muitos olham meio torto para benchmarks da própria empresa, especialmente quando compara com hardware de rivais. O que os testes do The Verge mostram é que o M1 Ultra não supera a GPU topo de linha da NVIDIA em benchmark sintético e nem mesmo em jogos.

O único jogo testado foi Shadow of the Tomb Raider, um título de 2018, mas que ainda faz as GPUs “penarem”. A RTX 3090 ficou bem a frente do chip M1 Ultra, especialmente em 4K, com larga vantagem de mais de 60 frames. O chip da Apple não se saiu mal, mas nem mesmo chegou perto da RTX 3090. O The Verge diz, inclusive, que a experiência no computador da Apple teve stutters em toda resolução testada.

Já em benchmark sintético com o Geekbench 5, nas palavras do The Verge, “o Mac Studio foi… destruído” contra sua máquina equipada com um Intel Core i9-10900, 64GB de Ram e a RTX 3090. O chip M1 Ultra não conseguiu atingir nem metade do desempenho da GPU da NVIDIA. Vale ressaltar que o desempenho do Mac Studio com o M1 Ultra não escalona conforme a própria Apple divulga em cima do modelo equipado com M1 Max.

O chip M1 Ultra conta com o dobro dos números de especificações técnicas comparado com o M1 Max por ser dois desses chips juntos. Ou seja, 20 núcleos de CPU, 48 núcleos de GPU e 32 núcleos para Neural Engine. Para saber as especificações do M1 Max, basta dividir por dois.

Nos EUA, o Mac Studio equipado com o M1 Ultra está custando US$ 6.199, enquanto que no Brasil custa R$ 46.999

Via: The Verge

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções