Índice do Artigo

PC Games

HP, Lenovo, Acer e Asus preparam Chromebooks gamer com suporte da Steam

HP, Lenovo, Acer e Asus preparam Chromebooks gamer com suporte da Steam
Créditos: Reprodução/Business of Esports

Vendidos originalmente como alternativas baratas aos notebooks tradicionais, os Chromebooks aos poucos foram se diversificando e atualmente oferecem uma série de opções para o mercado profissional. Em breve, eles também devem surgir como alternativas para quem pretende entrar no mundo do PC, conforme indica uma mudança recente no código do Chromium Gerrit.

Ela mostra que HP, Lenovo, Acer e Asus já estão se preparando para lançar seus próprios aparelhos com hardware mais poderoso e com foco na compatibilidade com o Steam. Enquanto o Google ainda não anunciou oficialmente a integração da plataforma da Valve a seu sistema operacional, a empresa afirmou no começo de 2020 que já trabalhava ativamente nisso.

Até o momento, nenhuma das fabricantes comentou publicamente sobre o assunto, e o próprio Google já afirmou que usa o Gerrit para fazer uma série de experimentos — que podem ou não resultar em novos produtos. No entanto, essa não é a primeira vez que mudanças de código indicam a aposta em games: no final de janeiro, uma alteração indicava que o Chrome OS estava sendo preparado para lidar com os recursos de teclados com iluminação RGB.

Proton vai garantir a compatibilidade com o Steam

Enquanto os produtos da linha Chromebook podem rodar alguns jogos, a lista ainda é bastante restrita e não inclui suporte ao Steam — a maior plataforma de distribuição de jogos de PC da atualidade. Esse problema seria corrigido com ajuda do Proton, uma camada de compatibilidade desenvolvida pela Valve inicialmente como uma forma de estender sua presença em máquinas com as distribuições do Linux.

A expectativa é que as primeiras máquinas focadas no público gamer devem ter o processador Intel Core i5 de 11ª Geração e 8 GB de memória RAM como requisitos mínimos. No entanto, o 9to5 Google indica que houve testes envolvendo a 10ª geração dos processadores, o que indica que a seleção final de hardwares pode ser bastante ampla.

O que ficou de fora dos testes até o momento são os processadores baseados na arquitetura ARM, bem como as GPUs fabricadas pela NVIDIA. A expectativa é que os novos produtos venham acompanhados por preços mais elevados do que opções atuais focadas na produtividade, como o Chromebook Flip CX5 da Asus (US$ 830) ou o Chromebook c640 G2 da HP, que pode chegar a US$ 1.254 em suas configurações mais avançadas.
 

Via: Ars Technica, 9to5 Google

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções