Índice do Artigo

Seagate coloca primeiros HDs de 22TB no mercado

Seagate coloca primeiros HDs de 22TB no mercado
Créditos: Divulgação/Seagate

Em uma conferência com acionistas, a Seagate revelou que começou a distribuir no mercado as primeiras unidades de seus HDs com capacidade total de 22 TB. Os dispositivos devem ser oferecidos de forma restrita a clientes selecionados, e a capacidade é fruto do uso da tecnologia Seagate SMR, que aproxima áreas de escrita e leitura para aumentar a densidade dos discos.

A empresa também usa a técnica Shingled Magnectic Recording (SMR), padrão de gravação perpendicular na qual diferentes trilhas ficam parcialmente sobrepostas. Enquanto isso resulta em discos ainda mais densos, a tecnologia traz como contraponto a imprevisibilidade das velocidades de gravação e leitura.

Segundo a companhia, sua linha de dispositivos também inclui produtos que usam a técnica CMR (Conventional Magnetic Recording), que também usa um padrão perpendicular, mas sem sobrepor trilhas. A empresa afirma que os produtos dessa linha atualmente são oferecidos com capacidades que variam entre 16 TB e 20 TB.

Seagate já investe em tecnologias para o futuro

Ao mesmo tempo em que 20 TB de espaço podem ser mais do que suficientes para consumidores caseiros, essa capacidade pode ser consumida facilmente por um banco de dados. Para o futuro, a empresa aposta na tecnologia Heat Assisted Magnetic Recording (HMR), que permite que bits de dados fiquem menores e ganhem uma maior densidade, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade magnética e térmica.

Enquanto os dispositivos baseados na tecnologia ainda são considerados experimentais, a fabricante já passou a disponibilizá-los de forma limitada a alguns parceiros. A previsão da companhia é que a técnica vai permitir a fabricação de HDs com capacidades superiores a 50 TB até o ano de 2026.

O anúncio dos HDS de 22 TB acontece somente pouco mais de um mês após a Seagate anunciar o lançamento dos modelos Exos X20 e IronWolf Pro. Com preços que variam entre US$ 649,99 e US$ 699,99, os periféricos usam a tecnologia de gravação magnética convencional (CRM) e já estão disponíveis para compra.
 

Via: Guru3D

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções