Créditos: Western Digital

Western Digital tem planos de criar um HDD com 30 TB de armazenamento

Nova tecnologia promete grande escalabilidade para discos cada vez maiores

A Western Digital anunciou que sua tecnologia de gravação magnética assistida por energia (ePMR) e tecnologias OptiNAND, juntamente com um maior número de pratos por disco rígido, permitiriam construir HDDs com capacidade de até 30 TB. Para continuar avançando capacidades a partir daí, a empresa precisará usar gravação magnética assistida por calor (HAMR), revela a empresa. 

HD de 22 TB para 2022

No mês passado, a Western Digital começou a enviar seus discos rígidos Ultrastar DC HC560 20TB e WD Gold 20TB que contam com nove pratos ePMR de 2,2 TB e apresentam a tecnologia OptiNAND da empresa  que usa uma unidade flash incorporada (EFD) para aumentar o desempenho, confiabilidade e capacidade utilizável de um HDD. 

Para aumentar ainda mais a capacidade de seus discos rígidos, a Western Digital pode instalar discos com uma densidade de área maior ou aumentar o número de discos por unidade. Ambas as abordagens têm seus desafios (maior densidade de área pode exigir novos cabeçotes de leitura, enquanto um prato adicional requer o uso de peças mais finas), mas parece que a empresa tem uma maneira de colocar dez discos em um disco rígido de 3,5 polegadas.

Somos capazes de entregar a nossa 20TB em nove pratos, podemos adicionar o 10 º  [disco], e adicionamos 2.2TB de armazenamento na unidade

- Continua após a publicidade -

Disse David Goeckeler, presidente-executivo da Western Digital, na 5ª Conferência anual Virtual Wells Fargo TMT Summit.

Construir um HDD de 22 TB em uma plataforma de 10 discos é uma maneira viável de oferecer alguma capacidade adicional para seus clientes e permanecer competitivo em 2022. Mas as tecnologias existentes da Western Digital têm um potencial consideravelmente mais ambicioso. 

Até 30 TB

Quando a Western Digital apresentou sua tecnologia OptiNAND no início deste ano, ela falou sobre seus benefícios (que incluem desempenho, confiabilidade e capacidade), mas não os quantifico. Esta semana, a empresa finalmente revelou o potencial de sua tecnologia ePMR combinada com OptiNAND. Acontece que ele pode construir discos rígidos de 30 TB usando o que já tem: ePMR, OptiNAND e uma plataforma de HDD de 3,5 polegadas de 10 pratos. Isso exigirá que ele aumente a densidade de área de seus discos ePMR em cerca de 36%, o que é um tanto significativo. Goeckler afirma:

Então, realmente temos aquela escada para levá-lo a 30 TB e, em seguida, você entra na curva HAMR e continua um pouco mais. Portanto, acho que é um bom roteiro para a indústria de discos rígidos.

- Continua após a publicidade -

Durante anos, a Western Digital imaginou que sua  tecnologia MAMR fosse uma revolução na sua tecnologia de discos rígidos com capacidade de até 40 TB. Em 2019, ela introduziu sua  tecnologia ePMR, que era considerada um meio-termo em direção ao MAMR, mas desde então a empresa quase não mencionou o MAMR.

Quando anunciou sua tecnologia OptiNAND, a Western Digital mencionou o MAMR como uma das opções de gravação magnética assistida por energia que estava procurando, mas não revelou nenhum plano real. Na cúpula virtual do Wells Fargo, a Western Digital enfatizou que o HAMR era um facilitador chave para seus futuros HDDs com capacidade de mais de 30 TB, mas não falou sobre o MAMR

“O HAMR é extremamente importante, ótima tecnologia, ainda faltam vários anos para ser comercializado e você pode apostar seu datacenter nisso”, disse Goeckler. "Investimos pesadamente em HAMR. Acho que você sabe que temos mais de 400 patentes em HAMR. [Se] você é um fornecedor de discos rígidos em uma indústria tão grande, vai [investir] em uma série de tecnologias diferentes que você acha que vai alimentar o seu roteiro. Portanto, acreditamos muito no HAMR."

Se a Western Digital pode continuar expandindo a capacidade de seus discos rígidos com sua tecnologia ePMR por alguns anos antes de lançar suas primeiras unidades baseadas em HAMR, então ela pode até pular sua tecnologia MAMR, já que a HAMR tem escalabilidade consideravelmente melhor em termos de densidade aérea. 

Como toda nova tecnologia de gravação magnética, MAMR e HAMR precisam ser avaliados pelos clientes da Western Digital antes de chegar à produção em massa, o que leva tempo. Portanto, não é do interesse da empresa introduzir novas plataformas de HDD ou novas tecnologias de gravação com muita frequência, pois isso retarda a adoção de suas unidades pelos clientes, bem como o crescimento da receita.

Pliops XDP: novo processador promete velocidade de 3 a 15 vezes mais rápidas em armazenamento de servidores.

Pliops XDP: novo processador promete velocidade de 3 a 15 vezes mais rápidas em armazenamento de servidores.
Intel e Nvidia estão testando a tecnologia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.