Índice do Artigo

Playstation

Patente da Sony traz soluções para o PlayStation 5 rodar jogos de PS1, PS2 e PS3

Patente da Sony traz soluções para o PlayStation 5 rodar jogos de PS1, PS2 e PS3
Créditos: Divulgação/Sony

Enquanto o PlayStation 5 consegue rodar sem problemas a maior parte da biblioteca de jogos do PlayStation 4, fãs da Sony ainda não conseguem usar a plataforma para jogar títulos das versões mais antigas do console. A empresa japonesa parece estar atenta às demandas dos jogadores, conforme indica uma patente registrada por ela recentemente no qual ela descreve caminhos para ampliar a retrocompatibilidade do console.

O documento foi registrado pela Sony no dia 6 de janeiro deste ano, e descreve um método de “compatibilidade com versões anteriores através do uso de spoof de clock e controle de frequência de granulação fina”. Em outras palavras, o sistema seria capaz de detectar o hardware original para qual um jogo foi criado e adaptar automaticamente seu comportamento para gerar o resultado esperado.

Enquanto o PlayStation 5 traz componentes poderosos, fazer com que um jogo do PlayStation 1 rode bem nele não é um processo tão simples quanto colocar o disco no leitor. Como os jogos antigos foram desenvolvidos para trabalhar com componentes diferentes e com clocks de operação mais baixos, eles podem apresentar problemas de desempenho — como um sistema física completamente quebrado — em plataformas mais recentes.

Sistema da Sony promete ajustes inteligentes de hardware

Segundo o registro da Sony, quando o PlayStation 5 detectasse que um jogo não foi feito para o console, o sistema entraria em ação para fazer os ajustes necessários. “Executando a aplicação em uma segunda frequência de clock inclui sincronizar a operação do processador da atual versão do sistema com a segunda frequência de clock”, descreve a empresa.

O documento também descreve a necessidade de ajustar diferentes níveis de latência, e o fato de que características como cachês L3 não estavam disponíveis em plataformas anteriores. Na prática, o objetivo do registro é simples: mostrar os caminhos pelos quais o console atual pode ser ajustado para rodar a biblioteca de plataformas como o PlayStation 1, PlayStation 2 e PlayStation 3.

Como a solução proposta pela Sony se baseia em software, ela poderia ser distribuída para todos os jogadores através de uma atualização do PlayStation 5. Como toda patente, ela não necessariamente serve como indício de um produto que realmente será lançado pela empresa — no entanto, rumores recentes sobre o “Project Spartacus” indicam que ela está preparando um concorrente para o Xbox Game Pass, que sem dúvida iria se beneficiar com o oferecimento de seu vasto catálogo passado.
 

Via: Dual Shockers

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções