Créditos: Imagem/ Logos Steam e Linux

80% dos 100 jogos mais populares da Steam já rodam no Linux

Dados foram coletados através do ProtonDB, plataforma da própria Valve

A Valve parece estar se empenhando bastante para fazer com que o Linux seja um sistema mais amigável com os games presentes na biblioteca da Steam. De acordo com a ProtonDB, plataforma da própria empresa que reúne relatórios de testes de jogos com o Proton no Linux, 80% dos cem jogos mais populares da Steam já rodam em boa forma no Sistema Operacional do pinguim

Os esforços da Valve, provavelmente, estão relacionados ao lançamento do Steam Deck, que tem previsão para começar a ser entregue em fevereiro de 2022. Importante lembrar que o novo dispositivo da companhia virá equipado com o SteamOS baseado em Linux.

ProtonDB ainda registra que 75% dos mil games mais populares estão rodando bem no Linux, o que parece ser uma marca bastante expressiva. A plataforma classifica o funcionamento de acordo com categorias e tanto os 80% dos cem jogos mais populares, quanto os 75% dos mil games mais populares estão marcados como categoria "Gold++". Isso significa, segundo o ProtonDB, que os títulos "funcionam perfeitamente após ajustes"

  

Desafios 

Algumas barreiras, no entanto, ainda precisam ser superadas. As estatísticas da plataforma demonstram que apenas 40% dos 10 jogos mais populares estão funcionando bem no Linux. Isso, provavelmente, está chamando a atenção dos desenvolvedores. 

Os quatro títulos que estão em bom funcionamento entre os dez mais populares são: Counter-Strike: Global OffensiveDota 2Grand Theft Auto VTeam Fortress 2. Abaixo é possível conferir quais são os outros games localizados no top 10 mais populares. 

- Continua após a publicidade -

 Proton

De acordo com a própria descrição da plataforma, o Proton é "uma nova ferramenta lançada pela Valve Software que foi integrada ao Steam Play para tornar os jogos do Windows no Linux tão simples quanto apertar o botão Play no Steam". O sistema ainda está em fase de aprimoramento, então pode apresentar algumas instabilidades, mas, ainda segundo os desenvolvedores, melhora regularmente. 

O Proton vem equipado com algumas ferramentas populares para o funcionamento dos games no Sistema Operacional, como o Wine e DXVK, e foi criado pensando em facilitar a vida dos usuários do Linux e da Steam

Vamos fazer nosso próprio Steam Deck e testar o desempenho

Vamos fazer nosso próprio Steam Deck e testar o desempenho
Se a Valve não manda um, fazemos o nosso próprio com black jack e... improvisos

 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware, ProtonDB
Assuntos
Tags
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.