Créditos: Divulgação/DICE

Insider relata como desenvolvimento de Battlefield 2042 foi problemático

O game da DICE foi marcado por problemas de gerenciamento, prazos apertados e a debandada de desenvolvedores veteranos
Por Felipe Gugelmin 07/12/2021 17:52 | atualizado 07/12/2021 17:52 Comentários Reportar erro

Lançado no final de novembro, Battlefield 2042 tem sido um dos games mais criticados de toda a história da série, tanto por seus conteúdos quanto pela presença de diversos bugs. Segundo o insider Tom Henderson, que já trabalhou para veículos como IGN e VGC, a situação atual já era esperada por quem trabalhou no game e teve que encarar um processo de desenvolvimento no mínimo problemático.

Em um vídeo de pouco mais de 30 minutos publicado no YouTube, Henderson explicou que a desenvolvedora DICE começou a ter problemas já no lançamento de Battlefield V, quando diversos desenvolvedores veteranos deixaram o time. Ele explica que a instrução da publicadora Electronic Arts para o título era emular os elementos populares em outros jogos, o que significa que conceitos internos não eram considerados, resultando na remoção de um sistema de classes no começo de 2020.

Henderson também explica que desenvolver Battlefield 2042 para cinco plataformas trabalhando com hardwares compartilhados remotamente se mostrou um grande desafio para a equipe. Ele também explica que, na prática, o design do jogo só foi solidificado em agosto de 2020, dando aos desenvolvedores somente 1 ano e três meses para trabalhar na versão final antes de seu lançamento — o primeiro trailer vazado do jogo foi construindo usando recursos criados para Battlefield 3 e Battlefield 4.

Problemas de gerenciamento

Em seu relato, o insider também afirma que a equipe responsável pelo jogo sofreu com diversos problemas de gerenciamento e teve que conviver com previsões irreais. Entre os problemas enfrentados estavam bugs com a interface, e os testes técnicos promovidos pela DICE mostraram que seria necessário um grande tempo adicional de desenvolvimento para acertar o resultado final.

- Continua após a publicidade -

As questões enfrentadas pela equipe fizeram com que o Beta de Battlefield 2042 tenha sido, na prática, seu Alpha, e boa parte do time acreditava que era preciso trabalhar no game por pelo menos um ano a mais. Enquanto o jogo sofreu um ligeiro adiamento, o prazo adicional obtido foi de poucas semanas e não dos meses necessários — Henderson também revelou que a DICE cogitou trabalhar em Battlefield: Bad Company 3 durante o processo de criação, mas que a ideia foi descartada pela Electronic Arts, que acreditou que o jogo “não venderia”.

O insider também revela que a publicadora já pensa no futuro da série, que pode incluir a aposta no formato hero shooter (como Overwatch e Rainbow Six Siege), no qual especialistas entre si e exércitos são deixados de lado. Ele também explica que o “Universo Conectado” de Battlefield tem como objetivo dar mais profundidade aos personagens, mas que os planos da DICE ainda estão em aberto, já que a empresa ainda precisa lidar com uma equipe inexperiente (graças à debandada de desenvolvedores veteranos), corrigir os problemas de Battlefield 2042 e prestar atenção aos pedidos, reclamações e sugestões da comunidade.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ResetEra
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.