Créditos: AMD

Lisa Su recebe premiação por sua colaboração na indústria de semicondutores

A CEO da AMD é a primeira mulher a receber o mais alto reconhecimento do IEEE

Depois de ser nomeada para o Conselho de Ciência e Tecnologia dos EUA recentemente, a doutora Lisa Su agora tem seu trabalho reconhecido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A CEO da AMD recebeu o prêmio Robert. N Noyce por sua importância na indústria de semicondutores.

"Para ser honesta, eu nunca imaginaria que eu pudesse receber o prêmio Noyce. É uma honra para a vida. Ter esse reconhecimento de meus colegas da comunidade técnica é mais do eu esperava, mas eu amo o que faço e ser capaz de contribuir para a indústria de semicondutores", disse Lisa Su.

O instituto, que é financiado pela Intel, condecorou a CEO da AMD "pela liderança em produtos de semicondutores inovadores e estratégias de negócios bem sucedidas que contribuíram para o fortalecimento da indústria de semicondutores". Lisa Su é a primeira mulher a receber esse reconhecimento pela IEEE.

Todo esse reconhecimento que Lisa Su vem recebendo se dá, em grande parte, pela sua trajetória na AMD. Ao se tornar CEO da empresa em 2014, dois anos depois de entrar para a companhia, ela foi responsável em reverter os valores de ações de 2 dólares em 2014 para US$ 110 atualmente.

- Continua após a publicidade -

Lisa Su obteve seu doutorado em engenharia elétrica pelo MIT e passou pela IBM por 11 anos, chegando a se tornar vice-presidente do centro de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores da empresa em Nova Iorque em 2006. Ela é responsável pelo sucesso dos processadores AMD Ryzen, colocando a AMD na disputa contra Intel novamente.

O sucesso do trabalho da CEO da AMD fez ela aparecer em listas de revistas americanas de negócios e finanças como "TOP CEOs de 2021" da Barron, "Mulheres mais poderosas de 2020" da Fortune e "CNN's Risk Takers" (tomadores de risco) de 2020.

Jensen Huang, CEO da NVIDIA, também foi condecorado com a premiação Robert N. Noyce, mas por parte da Semiconductor Industry Association (SIA) no mês passado. A premiação da IEEE acontece desde 2000 (confira todos os premiados aqui) reconhecendo trabalhos de pessoas importantes que passaram por empresas como Nikon, IBM, Intel, Samsung, Sandisk, além de universidades. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.