Créditos: AMD

Documentos que foram roubados da Gigabyte revelam detalhes dos CPUs AMD Epyc Genoa

Algumas das informações já faziam parte dos rumores recentes

A nova geração de processadores AMD Epyc de codinome Genoa ganha mais detalhes. As informações vazadas estão entre os dados roubados da Gigabyte, que aconteceu no começo do mês. As imagens que mostram as informações técnicas foram disponibilizadas por KittyYYuko no Twitter.

Os documentos sobre AMD Epyc Genoa descrevem as compatibilidades térmicas e de energia das placas-mãe com dual socket SP5, bem como os próprios CPUs em questão. Os processadores Genoa serão baseados na microarquitetura Zen 4 fabricados em 5nm da TSMC. As informações batem com rumores anteriores que mostram o CPU Epyc Genoa com 96 núcleos e 12 CCD (Core Complex) com cada um levando 8 núcleos, totalizando os 96 núcleos, além dos 192 threads.

Os novos CPUs Epyc irão suportar até 12 canais de memórias DDR5-5200 e terão TDP variável (dependendo do modelo) com pico máximo de 700W por 1ms, pico máximo suportado por 10ms de 440W, além de pico máximo de 600W com PCC (Processor Clocking Control). O documento mostra também todas as possíveis variantes da nova geração AMD Epyc Genoa.

- Continua após a publicidade -

Comparado com a geração atual, Epyc Milan, o CCD dos CPUs Zen 4 serão 11% menores (72mm) que nos processadores Zen 3 (80mm). Outra diminuição deve ser no die I/O (IOD), com 397mm nos CPUs Zen 4, contra 416mm nos Zen 3. O encapsulamento do CPU aumentou consideravelmente, já que o Epyc Genoa carrega 50% mais CCDs do que a atual geração (12 e 8 respectivamente), além de medir 5428mm².

O novo socket será o LGA 6096 (pinos no próprio socket), um acréscimo de 2002 pinos em relação ao atual LGA 4094 SP3 e terá área total de 2080mm², contra os 4410mm² do socket atual. O novo socket seria, até o momento, o maior já criado pela AMD.

Um rumor do começo do ano sugeriu que os CPUs Epyc Genoa teriam uma melhora de até 29% no IPC em relação a atual geração Milan, além de 40% em melhorias gerais no desempenho. Mais CCDs, que trarão mais núcleos (e provavelmente clocks maiores), vão causar também um aumento no TDP dos CPUs Genoa, como mostra o documento vazado.

- Continua após a publicidade -

Apesar dos dados serem parte dos documentos vazados da Gigabyte e baterem com rumores anteriores, não é nenhuma informação oficial por parte AMD. Lisa Su já deixou claro que os CPUs Zen 4 chegam em 2022, que incluiria os Ryzen Zen 4 de codinome Raphael, além dos CPUs Epyc Genoa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.