Créditos: Bleeping Computer

Gigabyte tem 112GB de dados roubados por grupo RansomEXX

Informações confidenciais sobre AMD, Intel e America Megatrends estão no meio

A gigante Gigabyte, uma das maiores fabricantes de hardware do mundo, está passando por uma situação delicada, já que 112GB de dados confidenciais foram roubados por um grupo chamado RansomEXX, segundo o site Bleeping Computer. Como acontece nesse tipo de situação, caso a empresa não pague pelo resgate dos dados, poderá ter os mesmos divulgados.

O ataque aconteceu na semana passada e forçou a Gigabyte a desligar todos os seus servidores em Taiwan. Toda a situação afetou outros sites da empresa, como o setor de suporte ao cliente. A empresa noticiou o caso e disse que entrou em contato com as autoridades competentes, porém nenhuma informação sobre o pagamento do resgate foi dada.

No momento do ataque, clientes da empresa estavam tendo problemas em acessar as páginas que dão acesso a documentos ou informações atualizadas sobre RMA. O site Bleeping Computer teve acesso à pagina restrita com a mensagem dos responsáveis pelo ataque a Gigabyte com algumas condições bem específicas.

- Continua após a publicidade -

A mensagem deixa bem claro que o grupo quer falar somente com um representante oficial. "Você deve ter o direito de agir em nome desta companhia, caso contrário, o valor do resgate irá aumentar". Além disso, a Gigabyte não pode entrar em contato com o grupo por e-mails do Yahoo ou Gmail. 

Ainda sobre as condições, a página enfatiza que negociações só serão feitas com pessoas autorizadas e que essa página só é acessível via link direto, o que nos leva a crer que alguém corajoso dentro da Gigabyte tornou a mensagem pública. Em tese, isso só pioraria a situação, mas nada sobre qualquer possibilidade de retaliação por parte do grupo responsável veio à tona ainda.

O site Bleeping Computer diz que informações da Intel, AMD e American Megatrends, que ainda estão sob embargo, estão sob domínio do grupo hacker. Em posse dessas informações, mas não podendo divulgar, o site garante que os documentos dizem respeito a "problemas em potenciais" da Intel, informações sobre os CPUs Intel Ice Lake, além de um guia de revisão da AMD.

O mesmo grupo, RansomEXX, foi o responsável pelo ataque ao STJ no ano passado, além de ataques ao departamento de transportes do Texas e empresas de tecnologia como Konica Minolta, IPG Photonics e Tyler Technologies. Até o momento da publicação, nenhuma atualização sobre o caso foi divulgada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Bleeping Computer
Assuntos
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.