Créditos: Reprodução/ELSA

ELSA lança nova GeForce RTX 3060 com resfriamento silencioso

Nova placa da série S.A.C. chega custando 599 dólares.

A fabricante japonesa de hardware ELSA lançou sua nova GeForce RTX 3060 S.A.C. A placa de vídeo é mais uma da série de produtos Silent Air Cooling. No momento a placa está disponível somente no Japão.

Comparação: Evolução das GPUs da AMD e NVIDIA nos últimos 10 anos

A ELSA produz esse modelo com dois fans de 90mm e 15 blades que visa uma operação de resfriamento mais silenciosa durante o seu uso. A RTX 3060 possui 12GB de VRAM GDDR6, o barramento de memória tem 360GB/s de transmissão, 3584 núcleos CUDA e usa a tecnologia PCIe de quarta geração. Seu clock base é de 1320 MHz e pode ser "boostado" para 1777 MHz, não sendo overclockado de fábrica. A placa possui três entradas para DisplayPort e uma para HDMI


Fonte: Reprodução/ELSA

O design da ELSA GeForce RTX 3060 é baseado na placa INNO3D Twin X2. Apesar de não ser perceptível pelas fans, o PCB e backplate das duas placas são os mesmos. Confira abaixo o backplate da INNO3D


Fonte: Reprodução/INNO3D

- Continua após a publicidade -

Esse modelo de placa de vídeo é energizado por dois conectores de 8-pins, entregando 170W para manter a placa ligada. Ela mede 246mm de comprimento por 115mm de largura e 40mm de altura. A ELSA dá garantia de dois anos no seu modelo GeForce RTX 3060 S.A.C

A placa está a venda por 599 dólares, fazendo a conversão em Yens. Ela só está sendo vendida no Japão e não há previsão de vendas em outros mercados. A RTX 3060 é uma placa de vídeo que foca no público que busca a melhor opção de custo-benefício para o seu setup. Essa GPU da Nvidia é o seu modelo de entrada.

ELSA possui pouca presença no mercado brasileiro, que é dominado por outras empresas como MSI, Gigabyte e Aorus, por exemplo. A empresa surgiu como uma joint ventura da ELSA original, da Alemanha. A empresa alemã faliu em 2002 e sua parte japonesa se manteve.

  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.