Créditos: TweakTown

Comparação: Evolução das GPUs da AMD e NVIDIA nos últimos 10 anos

Preço, desempenho, consumo e mais são os dados mostrados por um usuário do Reddit
Por Raphael Giannotti 05/07/2021 12:46 | atualizado 05/07/2021 15:05 Comentários Reportar erro

Qual era sua placa de vídeo10 anos atrás? Quem já é PC gamer há mais de uma década, acompanhou a evolução do processo de fabricação das GPUs. O usuário do Reddit chamado Vito_ponfe_Andariel reuniu informações de placas de um pouco mais de 10 anos de lançamento e criou gráficos para mostrar a evolução delas. A base de dados do site TechPowerUp foi usada para colher as informações.

Os gráficos apresentam dados somente das GPUs topo de linha de suas gerações. As placas de vídeo vão desde a AMD Radeon HD 5870 e NVIDIA GeForce GTX 480 até a atual geração. O comparativo vai mostrar informações de desempenho, consumo de energia, desempenho por preço, densidade dos transistores e mais.

Lançadas em meados de 2009/2010, a Radeon HD 5870 e GeForce GTX 480 foram fabricadas em 40nm. Apesar de terem desempenho e preço bem parecidos, a placa da NVIDIA consumia quase o dobro da rival da AMD. A HD 5870 oferecia melhor desempenho por transistor. Como menciona o site WCCFtech, a arquitetura Fermi foi criada, a princípio, para workload em larga escala, como visto em HPC, por isso a solução voltada para jogos ficou tão desbalanceada se comparada com a rival direta.

- Continua após a publicidade -

Continuando em 40nm, as topo de linha da geração seguinte, Radeon HD 6970 e GeForce GTX 580, ainda baseadas nas arquiteturas da geração passada, continuavam acirradas em desempenho e preço em geral. Dessa vez a GPU da AMD consumia mais, enquanto que a rival teve uma otimização nesse aspecto, mas ainda não o suficiente, tendo maior consumo. A Radeon seguiu mais barata em preço por transistor, já a NVIDIA saiu na frente em desempenho por transistor/clock.

A geração seguinte trouxe inovações, a começar pelo processo de fabricação em 28nm e menor consumo, principalmente na GeForce GTX 680 em relação a sua antecessora. A Radeon HD 7970 também viu uma melhora no consumo. Ambas se mantiveram similares em desempenho e preço e nos demais quesitos.

A NVIDIA GTX 780 Ti e AMD Radeon R9 290x marcaram o começo da distância entre as marcas em relação ao consumo de energia. Enquanto a GPU da AMD era bastante forte em desempenho, elevou os patamares de consumo para outro nível. Era uma placa de vídeo bastante quente, que acabou virando piada na época. A Radeon R9 290x foi capaz de superar até mesmo a poderosa NVIDIA Titan, mas ficou atrás da GTX 780 Ti, principalmente em eficiência.

Chegamos em meados de 2015 com a geração GeForce GTX 900 e Radeon R300. Nessa disputa entre AMD Fury X e GeForce GTX 980 Ti, os gráficos mostram que ambas se mantiveram lado a lado em desempenho geral. As duas placas de vídeo tiveram melhoras na eficiência energética, mas a NVIDIA ainda continuou na frente com folga. A nova topo de linha da AMD foi a primeira a trazer as memórias de vídeo HBM, mesmo que limitadas a 4GB.

- Continua após a publicidade -

A próxima geração trouxe refinamentos no processo de fabricação. Enquanto a AMD Vega 64 trazia os 14nm, a GeFroce GTX 1080 Ti vinha em 16nm. A disputa entre as duas mostra diferenças mais notáveis. A solução da NVIDIA era consideravelmente superior a rival. Ambas as GPUs elevaram o consumo de energia se comparado com a geração anterior, mas a AMD foi ainda mais longe. A Vega 64 conseguia competir em desempenho com GTX 1080 (mesmo que menos eficiente), mas não teve chances contra a nova topo de linha da NVIDIA naquela época.

Na geração anterior a atual, a AMD inaugurava sua nova micro arquitetura, RDNA, em 7nm. A NVIDIA desceu dos 16nm para os 12nm com sua nova topo de linha, a GeForce RTX 2080 Ti. Os destaques aqui ficam para a AMD com o baixo consumo de energia e a NVIDIA inaugurando sua linha RTX e inovando com DLSS e Ray Tracing, o que encareceu bastante as placas de vídeo da fabricante. Nessa geração, a RTX 2080 Ti segue liderando com folga entre as topo de linha, já que Radeon 5700 XT ficava entre RTX 2070 Super e RTX 2080.

A disputa atual fica entre a AMD Radeon 6800 XT e GeForce RTX 3080, que agora chegou em 8nm. Em desempenho, as duas se equiparam e a AMD sai na frente no quesito consumo de energia geral e eficiência. Baseadas em RDNA 2, as novas GPUs da  AMD conseguiram deixar acirrada a disputa deste duopólio, que logo deve ser quebrado pela Intel (ou não). Nessa nova geração, a AMD trouxe suporte ao Ray Tracing, além de inovar com sua solução aberta frente ao DLSS da NVIDIA, o FidelityFX Super Resolution.

A situação atual não é das melhores para as placas de vídeo, devido aos vários motivos que envolvem o uso e fabricação desse item, que é o mais desejado pelos PC gamers. Conta aí qual placa de vídeo você teve em cada geração.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.