Índice do Artigo

AMD

RX 6600 e RX 6600XT aparecem em update de driver e lançamento pode estar próximo

RX 6600 e RX 6600XT aparecem em update de driver e lançamento pode estar próximo
Créditos: AMD

Ainda ontem (sexta feira, 25) o conhecido informante de diversos vazamentos para o Videocardz, @KOMACHI_ENSAKA, compartilhou por meio de um tweet que uma recente atualização de driver da AMD contém em sua listagem de GPUs tanto a Radeon RX 6600 quanto a Radeon RX 6600XT, o que pode indicar que o lançamento dessas placas está bem próximo de acontecer.

No início de junho, durante a Computex, a AMD revelou que placas de vídeo da microarquitetura RDNA 2 chegariam para diversos modelos de notebooks. Nesse anúncio, foi revelada a Radeon RX 6600M, o modelo intermediário de placas de vídeo da mais nova geração Radeon para Notebooks.

Esse lançamento já era um forte indicativo que uma versão da GPU para desktops poderia existir, mas as informações presentes no driver da AMD praticamente confirmam isso. Considerando a data em que os modelos apareceram listados nos drivers da empresa, podemos esperar um lançamento oficial para os próximos 3 meses.


Notas de atualização de driver da AMD vazados indicando as RX 6600 e RX 6600XT (Imagem: @KOMACHI_ENSAKA/Reprodução)

Tanto a Radeon RX 6600 quanto a RX 6600XT devem ser baseadas no chip Navi 23 e alguns dos últimos rumores têm sugerido que os modelos seriam equipados com memórias no padrão GDDR6. A versão XT contaria com 8 GB enquanto a versão “normal” do modelo poderia ter 4 ou 8 GB de memória de vídeo. No entanto, a AMD normalmente não economiza muito na quantidade de memória disponível, então é bem provável que ambas as GPUs contem com a mesma quantidade de VRAM.

Também vale mencionar que, assim como todos os outros modelos baseados em RDNA 2, ambas as placas de vídeo serão feitas a partir do processo de fabricação em 7nm. A RX 6600XT deve contar com 32 Unidades Computacionais e 2048 Stream Processors enquanto a RX 6600 deve ter 28 UCs e um total de 1792 Stream Processors.

Além dos notebooks equipados com a Radeon RX 6600M, os novos carros elétricos Tesla Model S contam com um sistema equipado com uma placa de vídeo baseada no chip Navi 23, o que até torna possível jogar a partir do próprio carro.

Agora nos resta aguardar por mais informações e vazamentos sobre as duas placas de vídeo, ou até mesmo esperar alguma possível data de anúncio das placas de vídeo mais básicas dessa geração Radeon. 

YouTube video

Via: Wccftech, KOMACHI-ENSAKA

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções