Índice do Artigo

Intel

Processador Intel tem leve ganho de performance em versão vazada do Windows 11

Processador Intel tem leve ganho de performance em versão vazada do Windows 11
Créditos: Microsoft

O Windows 11 está quase entre nós, pelo menos oficialmente, já que uma build vazada está disponível internet afora e até demos uma brincada com ela aqui. O site HotHardware realizou alguns testes no Galaxy Book S, notebook equipado com Intel Lakefield e o resultado mostra ganhos de desempenho, um fôlego a mais para o processador hibrido da Intel, que nesse caso é o Core i5-L16G7.

Para uma comparação mais precisa, o site rodou os mesmos testes primeiro na build 21h1 do Windows 10 para comparar com a versão vazada do Windows 11. Nos testes feitos no GeekBench 5, o single-core do CPU híbrido da Intel teve um ganho de 2%, já o multi-core foi mais longe chegando a 5.8% de diferença.

O Intel Core i5-L16G7 não é o CPU ideal para trabalhos pesados, como renderização em 3D, mas o Cinebench R23 nos dá uma idea até onde a capacidade de um processador vai. Dessa vez a diferença maior foi em single-core entre as versões de Windows e o ganho foi de 8.2% e em multi-core a diferença foi de irrisórios 1.7%.

Simulando a carga de trabalho do dia a dia, o CPU híbrido da Intel teve um ganho maior nos benchmarks do Future PCMark 10. Em aplicações essenciais, a diferença ficou em 3.6% e em produtividade o ganho foi de 9.3%. Em criação de conteúdo digital, a versão do W10 ficou na frente, mesmo que por bem pouco (2.3%).

Outro teste em que a build vazada de Windows 11 ficou atrás, foi no UL 3DMark Night Raid. Aqui podemos considerar um empate técnico, já que a diferença não chega a um porcento.

Simulando a navegação na internet, o teste no BrowserBench Speedometer 2 mostrou o maior rendimento no Windows 11 em todas as baterias de testes, chegando a quase 10% de diferença.

Mesmo com ganho de performance em quase todos os testes, não tem como negar que são ganhos bastante tímidos. Porém fica uma ideia do que pode estar por vir em termos de desempenho com a nova versão do Windows. Falamos aqui que, segundo rumores, a nova geração da Intel, Alder Lake, pode estar chegando perto da data de lançamento do Windows 11 e alguma otimização específica para 12ª geração de processadores Intel pode estar presente no novo sistema operacional da Microsoft.

Via: Neo Win, TechPowerUp, Hot Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções