Créditos: Créditos/AMD

AMD divulga mais detalhes sobre a tecnologia de cache 3D

Novos detalhes foram apresentados no canal da empresa no YouTube

Na Computex 2021, a Dra Lisa Su apresentou a nova tecnologia da AMD para aumentar o desempenho de processadores. Essa tecnologia, 3D V-Cache consiste em "empilhar" uma SRAM de 64MB, agindo como, cache em cima do processador para ampliar o cache L3. Agora, no programa da AMD no YouTube "The Bring Up", foi explicado mais um pouco, de uma maneira mais simplificada, como funciona o chiplet 3D V-Cache.

A conexão do chiplet do 3D V-Cache em cima de cada complexo de núcleos, o que eleva para 192MB o total de memória cache L3, é feita sem nenhuma solda ou coisa do tipo. Somente a força de atração do cobre entre os componentes mantém o núcleo e o chiplet 3D V-Cache preso um ao outro. Desse jeito, a distância física entre os dois é reduzida em mil vezes e os sinais entre eles, núcleo e cache, são acelerados. A técnica reduz o calor e consumo de energia ao mesmo tempo que aumenta a largura da banda.

De uma maneira didática, os apresentadores usam como exemplo o tempo que um sinal percorre um fio de 300 metros e outro fio de 3 centímetros.

O "empilhamento" da SRAM, sem soldas, somente com interação do cobre, é resultado da parceria da AMD com a TSMC. Para botar um chip em cima do outro, o die, placa de semicondutor onde um circuito é produzido, é "raspada" na parte de trás até ficar com 95% da grossura original. Depois, é "só" botar o 3D V-Cache. Devido ao processo de fabricação, não há alteração no tamanho do processador.

- Continua após a publicidade -

Na Computex 2021, Lisa Su mostrou o protótipo do 3D V-Cache, aplicado em um Ryzen 9 5900X baseado na arquitetura Zen 3, rodando Gear 5 e tendo aumentado os FPS em 12%. De acordo com a CEO, em outros jogos o desempenho aumentou 15%

A AMD já confirmou que os próximos processadores Ryzen, baseados na arquitetura Zen 3, serão produzidos ainda neste ano com essa tecnologia. Há diversos rumores conflitantes sobre os próximos Ryzen e a arquitetura Zen 3+ e Zen 4, sendo a única certeza que o 3D V-Cache será o diferencial da AMD em relação a sua concorrente Intel.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.