Créditos: TecLab/Reprodução

Processadores Intel Core "Alder Lake-S" com 10nm devem ser lançados em novembro

Nova geração deve ter suporte a DDR5, PCIe 5.0 e contar com GPU integrada Xe LP

Na última segunda feira (10) o site Wccftech compartilhou uma notícia afirmando que algumas de suas fontes confirmaram que a nova geração de processadores Intel Alder Lake-S deve ser lançado ainda em novembro de 2021. A 12ª geração Intel Core contará com diversas mudanças para a indústria, como a arquitetura heterogênea big.LITTLE, o suporte ao PCIe 5.0 e a módulos de memória DDR5.


Esquema da arquitetura heterogênea big.LITTLE (Imagem: Wccftech/Reprodução)

Recentemente, noticiamos aqui no site do Adrenaline novos rumores acerca das possíveis especificações dos processadores da 12ª Geração Intel Core, já que uma versão de engenharia apareceu com 16 núcleos e 24 threads. De acordo com o vazamento, 8 desses núcleos serão "pequenos" baseados em Atom e os outros 8 núcleos terão alto desempenho e até contarão com hyperthread. Isso é possível graças a redução de litografia que foi de 14nm para os 10nm SuperFin.

Os processadores Intel Core Alder Lake-S também devem contar com os gráficos integrados Xe LP assim como a 11ª geração. Também vale destacar que esses processadores contarão com suporte para PCIe 5.0 e DDR5.

Os novos processadores serão compatíveis tanto com memórias DDR4 e DDR5, portanto, cabem às fabricantes das placas mãe decidirem qual dos padrões será implementado no modelo. Provavelmente, placas mais básicas receberão suporte para módulos DDR4 enquanto apenas os modelos mais entusiastas serão compatíveis com módulos DDR5.

- Continua após a publicidade -

Módulos DDR5 da Kingston ficam um passo mais próximos de chegar ao mercado

Além disso, o socket LGA1700 é bem diferente dos anteriores LGA115x e LGA1200. Isso indica que a Intel deve desenvolver novos coolers com design diferenciado para serem compatíveis com o novo padrão. Vamos torcer para que isso signifique melhorias no cooler box padrão da Intel.

Via: TechPowerUp Fonte: Wccftech
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.