Créditos: Montagem: Adrenaline

Agora vai? Nvidia lança linha RTX 30 LHR para tentar acabar com a mineração

Novo hardware irá trazer redução no hash rate via mudança no silício
Por Diego Kerber 18/05/2021 11:36 | atualizado 24/05/2021 12:26 Comentários Reportar erro

A Nvidia anunciou uma nova linha de placas de vídeo GeForce. Em uma postagem em seu blog oficial, a empresa promete "entregar suas placas GeForce nas mãos do jogadores" com uma revisão das GeForces RTX, as GeForce RTXs LHR

A sigla LHR atende por lite hash rate, que em tradução livre fica hash rate baixo. O hash rate é a principal referência de performance da placa na mineração de criptomoedas, e quanto mais alto, mais o usuário é recompensado. A Nvidia afirma que o hash rate será reduzido pela metade.

Os novos modelos de RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti modificados para não entregar performance na mineração de Ethereum e outras criptomoedas serão identificadas na caixa com "Lite Hash Rate" ou a sigla LHR, diferenciando esses modelos com menor capacidade dos anteriores com essa funcionalidade totalmente habilitada. A placa RTX 3060 ficou de fora por já possuir sua performance reduzida desde o lançamento. Outro modelo que não vai receber um "refresh anti-mineração" é a RTX 3090, algo que faz sentido considerando que a placa "topo de linha para games", de acordo com o anúncio dessa geração por parte da Nvidia, é a RTX 3080.

Mesmo com a limitação via hardware, a efetividade da Nvidia em entregar essa redução na performance das GeForce não se mostrou eficiente, então vamos precisar ver a implementação dessa corte de desempenho na prática e, principalmente, ver se ninguém vai conseguir contornar as restrições. A grande valorização da Ethereum em tempos recentes, unido com o desabastecimento causado pela pandemia de SARS-COV-2, fez com que os preços das placas de vídeo saltassem, e a Nvidia acredita que " com esse passo adicional mais placas GeForce a preços melhores estarão nas mãos dos jogadores em todos os lugares".

- Continua após a publicidade -

Além de tentar limitar a performance das placas gamers na mineração, a Nvidia também buscou controlar o mercado de hardware para mineração com o anúncio de placas de vídeo dedicadas para esse propósito, as Nvidia CMP HX. 

Fonte: Blog Nvidia
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.