Créditos: Créditos: Intel / Guru3D

Placa gamer da Intel Xe DG2 "estão logo ali", afirma desenvolvedor

Placas trarão modelos intermediários e high-end gamers

As placas de vídeo para jogos feitos na microarquitetura Intel Xe estão "logo ali", de acordo com Pete Brubaker, executivo da Intel responsável pelo trabalho com desenvolvedores de games. A afirmação veio em um tweet do representante da empresa, com um link para uma oferta de emprego.

A oferta busca justamente um Engenheiro Sênior de Relacionamento com Desenvolvedores de Games, mostrando o crescimento dos esforços da Intel em elevar seus produtos na área de gaming. A vaga é voltada a um profissional que faça a ponte entre os criadores de jogos e as tecnologias da Intel disponíveis em seus hardwares.

Enquanto a Intel DG1 estreou com placas de segmento de entrada e dispositivos portáteis, a empresa já anunciou que a chegada das mais potentes DG2 acontecerá em algum momento de 2021. As DG2 devem trazer entre 96 a 512 unidades de execução (EU), o que totaliza 4096 shaders e segundo rumores, podem alcançar a performance de uma GeForce RTX 3070.

Segundo rumores do Videocardz, existiriam versões da DG2 com 256 EU e 384 EU, criando assim modelos intermediários dentro da linha de placas de vídeo gamers da Intel. As placas da empresa teriam até 16GB de memória GDDR6, e considerando essas estimativas de performance, deve trazer a Intel para a disputa do segmento do gaming em 1080p e 1440p.

- Continua após a publicidade -

O Intel DG2 será voltado tanto para desktops, com placas de vídeo dedicadas, quanto notebooks, potencialmente equipando notebooks gamers com tanto processador quanto chip gráfico Intel.

No momento a tecnologia Intel Xe só está disponível em dispositivos mais leves e compactos, presente em gráficos integrados ao processador. Já fizemos testes com o Intel Xe tanto nos processadores para desktop da 11ª geração Core, codinome Rocket Lake-S, quanto a versão para notebooks e ultrafinos, a codinome Tiger Lake. Em desktop há no máximo 32 Unidades de Execução, enquanto a versão para ultrafinos chega a até 96 Unidades de Execução.

Via: Videocardz
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.