Créditos: Nvidia

Microsoft lança DirectX 12 Agility para acelerar adoção de novos recursos da API

Novo SDK desvincula novidades da API com updates do Windows 10

A Microsoft anunciou uma nova solução para ajudar na adoção do DirectX 12 Ultimate, ou melhor dizendo, um SDK feito para "agilizar" essa adoção, chamado DirectX 12 Agility. A ideia principal é desvincular a API das versões mais recentes do Windows 10, disponibilizando seus recursos para uma base maior de usuários, aumentando então o interesse dos devs em aproveitar as novidades.

O DirectX 12 Ultimate foi lançado trazendo ray tracing (DXR), variable rate shading (VRS), mesh shaders e outros recursos que estavam disponíveis apenas para usuários com a atualização de maio de 2020 do Windows 10, ou mais recente. Apesar da massiva adoção do sistema operacional no mundo todo, não é a maioria das pessoas que mantém o sistema devidamente atualizado. Sendo assim, desenvolvedores de jogos não ficam muito encorajados em dedicar seu sempre apertado tempo à criação de mecânicas nos games que serão aproveitadas por um número reduzido de pessoas.

O SDK DirectX 12 Agility desvincula essa necessidade do Windows 10 mais recente e torna as novidades do DX 12 Ultimate disponíveis a todos os sistemas com Windows 10 com atualização de novembro de 2019 em diante. É basicamente uma maneira de tornar as novidades retrocompatíveis com quase qualquer versão do Windows 10.

A Microsoft destaca que os desenvolvedores ficaram contentes com a mudança, divulgando a fala abaixo, de Nick Penwarden, vice-presidente de engenharia na Epic Games:

"Nossa colaboração com a Microsoft no SDK DirectX 12 Agility nos permite facilmente implementar recursos da Unreal Engine voltados para o futuro, e o novo modelo de distribuição os tornam rapidamente disponíveis para nossas comunidades de desenvolvedores e jogadores."

"Nossa colaboração com a Microsoft no SDK DirectX 12 Agility nos permite facilmente implementar recursos da Unreal Engine voltados para o futuro, e o novo modelo de distribuição os tornam rapidamente disponíveis para nossas comunidades de desenvolvedores e jogadores."

- Continua após a publicidade -

O DirectX 12 Agility é obviamente compatível com o DirectX 12 Ultimate e também com o HLSL Shader Model 6.6. Interessados - sejam desenvolvedores ou não - podem conferir mais detalhes sobre a ferramenta, incluindo links para download, no blog oficial de desenvolvimento da Microsoft.

Fonte: Neowin
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.