Índice do Artigo

Periféricos

O lalboard não parece, mas é um teclado ergonômico - e dá pra fazer um em casa!

O lalboard não parece, mas é um teclado ergonômico - e dá pra fazer um em casa!
Créditos: Ben Gruver

Ergonomia é um dos assuntos mais complicado no mundo dos periféricos para o computador. Pesquisar por teclados ergonômicos vai resultar em produtos com os designs mais variados, mas dificilmente algum deles vai ser mais estranho que o lalboard, que você pode conferir funcionando no vídeo abaixo.

YouTube video

O que chama a atenção no lalboard não é apenas seu design, mas também sua usabilidade. Como dá pra ver no vídeo, a mão do usuário fica sempre na mesma posição, com os dedos sobre os mesmos botões, mas realiza diferentes comandos dependendo do movimento que faz, empurrando a tecla pra cima, puxando pra baixo, ou apertando, por exemplo.

O conceito do lalboard, no entanto, não foi criado para ele. Na verdade, a ideia do projeto vem do DataHand, um teclado ergonômico com design semelhante lançado nos anos 90. A grande diferença do lalboard, na verdade, é que ele não custa cerca de US$ 2.000, como o DataHand.

Além do design não convencional, o teclado ergonômico dos anos 90 acabou ficando famoso pelo seu preço muitíssimo elevado, o que inspirou Ben Gruver a criar o lalboard, uma versão bem mais acessível da mesma solução.

Mantendo o ideal de seu projeto, Gruver se certificou de que todas as peças e mecanismos possam ser feitos em impressoras 3D domésticas, em “nível de hobby”. Claro que não dá pra fazer tudo e quem estiver interessado ainda vai ter que ir atrás de alguns componentes eletrônicos prontos para comprar, mas a ideia é facilitar o processo. O passo a passo para impressão, aquisição de partes extras e montagem do lalboard está disponível numa página do Github.

Um teclado tão diferente exige uma curva de aprendizado. A pessoa mostrada digitando no vídeo de exemplo neste post é o próprio Gruver, que tem anos de experiência com o DataHand. Segundo o que aparece aqui, ele consegue digitar até 120 palavras por minuto usando o lalboard, o que não é mau para uma usabilidade cotidiana de um computador. Mas o que todo leitor do Adrenaline deve estar se perguntando é: será que dá pra jogar nele?

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções