Índice do Artigo

Playstation

Astro anuncia adaptador HDMI para usar cabo óptico de áudio (TOSLINK) no PS5

Astro anuncia adaptador HDMI para usar cabo óptico de áudio (TOSLINK) no PS5
Créditos: Astro

A Astro Gaming anunciou nessa semana um novo adaptador para você colocar uma saída de som para cabo óptico (TOSLINK) no seu PS5. A marca – que é famosa por seus fones de ouvido – destaca que o produto pode ser usado em seus headsets como o Astro A40 e o Astro A50.

Esse tipo de adaptador já existe há um bom tempo e a Astro não revelou se fez alguma adaptação ou otimização para relacionar o lançamento de seu novo acessório diretamente com o PS5. O adaptador tem uma entrada HDMI de um lado e, do outro, a saída HDMI, a saída S/PDIF para o cabo óptico e uma conexão micro-USB para energia.

Para usar, você coloca o cabo HDMI que sai do PS5 na entrada (input) do adaptador, e do outro lado você coloca mais um cabo HDMI na porta marcada output, do adaptador para o monitor. A saída de som para cabo óptica pode ser aproveitada por produtos compatíveis. A Astro destaca os da própria marca, claro. Segue a lista:

– MixAmp PRO TR GEN 4
– MixAmp PRO TR GEN 3
– A50 Base Station GEN 4
– A50 Base Station GEN 3
– Headset sem fio A20 GEN 1

Esses produtos geralmente já acompanham um cabo TOSLINK, mas se você não tiver um, vai ter que comprar, porque o adaptador não acompanha. Na caixa do adaptador HDMI da Astro vem apenas os seguintes itens:

– 1 adaptador HDMI para PS5
– 1 cabo HDMI padrão de 0,3m
– 1 cabo mciro-USB de 0,3m

A necessidade de um adaptador para usar áudio digital óptico no PS5 chama a atenção devido ao fato de que o PS4 original, em sua primeira versão, contava com a saída no próprio console, sem a necessidade de adaptadores. O PS4 Slim sacrificou a porta, mas pelo menos era um console bem mais portátil.

O PS5 é um “monstro” de um console imenso e certamente tinha espaço de sobra para a porta. A decisão de não colocar uma conexão de áudio óptico, então, provavelmente foi estratégica. Possivelmente a Sony avaliou que o uso da saída S/PDIF não fez falta depois que lançou as novas versões do PS4, então deve ter decidido economizar na implementação de seu novo console.

O adaptador HDMI da Astro para o PS5 está disponível na Logitech Store por R$ 300.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções