Créditos: Reprodução/Modding Cafe

PS5 recebe personalização sensacional com sistema de liquid cooling e LEDs

O sistema consegue manter o console operando sob estresse em 51º C
Por Diego Amorim 10/03/2021 10:34 | atualizado 10/03/2021 11:01 Comentários Reportar erro

Um modder de PC conhecido como Nhenhophach construiu o primeiro PlayStation 5 completamente modificado com resfriamento líquido do mundo. O console foi desmontado completamente e depois remontado praticamente do zero em uma carcaça completamente customizada que, além do sistema de resfriamento robusto, também conta com LEDs.


Imagem: Reprodução/Modding Cafe

A operação foi registrada no canal Modding Coffe do Youtube e já é interessante por mostrar uma desmontagem muito completa do PS5. Depois do processo de desmontagem, a placa do videogame foi colocada em uma estrutura customizada para o resfriamento com um grande dissipador para todos os componentes que devem ser resfriados. 

Em seguida o sistema de resfriamento inteiro foi montado com o case personalizado e um grande radiador de 240mm junto com um duas ventoinhas de 120mm da Noctua do modelo NF-A12x15 e uma bomba da Alphacool.

sistema de resfriamento
Imagem: Reprodução/Modding Cafe

O resultado final do projeto é ainda mais excêntrico que o design padrão da Sony, mas que pode deixar muitos gamers com água na boca. É importante ressaltar que até a fonte de alimentação teve que ser customizada para suportar o resfriamento líquido.

- Continua após a publicidade -

PC Gamer de Lego: montamos uma máquina
 de alta performance nos bloquinhos!

Mas afinal, todo esse trabalho para modificar o console realmente trouxe alguma diferença na temperatura, ou é só pra ficar bonito mesmo? O modder deixou o PS5 rodando o jogo Astro's Playroom por uma hora em 4K, e nesse período o console chegou numa temperatura máxima de 51º C, o que é um resultado muito bom. As memórias RAM que normalmente chegam em 71º C no console comum, chegaram em até 35º C nessa modificação. 

A imagem abaixo detalha melhor como foi a dissipação de calor no sistema.


Imagem: Reprodução/Moding Cafe

Os criadores do projeto comentaram que devem lançar ainda uma versão desse console modificado para a compra. Além disso, eles devem integrar o mesmo projeto em uma montagem de PC futura.

- Continua após a publicidade -


Imagem: Reprodução/Modding Cafe

Via: Tweak Town Fonte: Modding Cafe
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.