Índice do Artigo

Hardware

Seagate planeja lançar HD com incríveis 120TB de armazenamento

Seagate planeja lançar HD com incríveis 120TB de armazenamento
Créditos: Seagate

No mundo da tecnologia, existe uma luta constante em busca de mais espaço de armazenamento. Dez anos atrás, 1TB  parecia o suficiente, atualmente esse mesmo HD de 1TB não dura muito tempo.

Recentemente, a Seagate anunciou planos a longo termo para produzir HDs com 50TB até 2026, e após 2030 lançar um colossal HD com 120TB.


Seagate é lider no mercado de HDs (Créditos: Seagate)

Atualmente, os modelos com maior capacidade de armazenamento possuem 20TB. Graças a tecnologia de Gravação Magnética Assistida por Calor (Heat Assisted Magnetic Recording – HAMR).

A HAMR permite que dados armazenados ocupem menos espaço físico no disco rígido, aumentando a capacidade de armazenamento sem aumentar em grande escala a necessidade de espaço físico. 

Segundo John Morris, diretor de tecnologia da Seagate, a empresa irá atingir 50TB até 2026. “Possuímos um planejamento de crescimento HAMR a longo prazo com intuito de superar os 100TB. Os discos rígidos continuarão a satisfazer a necessidade de armazenamento com o melhor custo benefício até depois da próxima década”.

A tecnologia HAMR, deve permitir que a capacidade de armazenamento chegue até 90TB em discos rígidos. “Com a tecnologia, cada novo HD aumenta 4, 6, ou até 10 terabytes”, comentou Jeff Fochtman, vice presidente de business e marketing da Seagate.


A empresa planeja transição gradual até atingir a capacidade de armazenamento de 120TB (Crédito: Seagate)

Agora, para superar esses valores, será necessário a implementação gradual de novo formato de mídia: o BPM (Bit Patterned Media), para atingir densidade de área de 8TB/polegada².

Esse aumento expressivo na capacidade de armazenamento, levará a redução do desempenho de Operações de Entrada e Saída por segundo (IOPS).

Pensando em performance a Seagate lançou em 2019 o MACH.2, com Multi-Atuadores (MAT). O modelo apresenta dois discos físicos, dobrando a capacidade de leitura e gravação aleatória por terabyte. Apesar de comercializado, o modelo ainda esta sendo vendido em baixa escala.

(Crédito: Seagate)

Morris afirma que a transição para o BMP será gradual, por isso o novo formato de mídia (BMP) também necessitará de Gravação Magnética Assistida por Calor. “Com a densidade de área anunciada, nós temos um caminho para ampliar 10TB por disco até 2030. Isso vai representar o panorama para a tecnologia pelos próximos 10 ou 15 anos”.

Como a demanda por altas capacidades de armazenamento não irá mudar, mesmo o aumento das vendas de SSDs, não fará o HD sair do mercado tão cedo.

Via: AnandTech, PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções