Créditos: Seagate

Seagate planeja lançar HD com incríveis 120TB de armazenamento

Empresa pretende lançar HDs de 50TB até 2026, enquanto os modelos de 120TB devem chegar ao mercado após 2030

No mundo da tecnologia, existe uma luta constante em busca de mais espaço de armazenamento. Dez anos atrás, 1TB  parecia o suficiente, atualmente esse mesmo HD de 1TB não dura muito tempo.

Recentemente, a Seagate anunciou planos a longo termo para produzir HDs com 50TB até 2026, e após 2030 lançar um colossal HD com 120TB.


Seagate é lider no mercado de HDs (Créditos: Seagate)

Atualmente, os modelos com maior capacidade de armazenamento possuem 20TB. Graças a tecnologia de Gravação Magnética Assistida por Calor (Heat Assisted Magnetic Recording - HAMR).

A HAMR permite que dados armazenados ocupem menos espaço físico no disco rígido, aumentando a capacidade de armazenamento sem aumentar em grande escala a necessidade de espaço físico. 

Com a tecnologia HAMR, cada novo disco aumenta 4, 6, ou até 10 terabytes 

- Continua após a publicidade -

Segundo John Morris, diretor de tecnologia da Seagate, a empresa irá atingir 50TB até 2026. "Possuímos um planejamento de crescimento HAMR a longo prazo com intuito de superar os 100TB. Os discos rígidos continuarão a satisfazer a necessidade de armazenamento com o melhor custo benefício até depois da próxima década".

A tecnologia HAMR, deve permitir que a capacidade de armazenamento chegue até 90TB em discos rígidos. "Com a tecnologia, cada novo HD aumenta 4, 6, ou até 10 terabytes", comentou Jeff Fochtman, vice presidente de business e marketing da Seagate.


A empresa planeja transição gradual até atingir a capacidade de armazenamento de 120TB (Crédito: Seagate)

Agora, para superar esses valores, será necessário a implementação gradual de novo formato de mídia: o BPM (Bit Patterned Media), para atingir densidade de área de 8TB/polegada².

Esse aumento expressivo na capacidade de armazenamento, levará a redução do desempenho de Operações de Entrada e Saída por segundo (IOPS).

- Continua após a publicidade -

Pensando em performance a Seagate lançou em 2019 o MACH.2, com Multi-Atuadores (MAT). O modelo apresenta dois discos físicos, dobrando a capacidade de leitura e gravação aleatória por terabyte. Apesar de comercializado, o modelo ainda esta sendo vendido em baixa escala.

(Crédito: Seagate)

Morris afirma que a transição para o BMP será gradual, por isso o novo formato de mídia (BMP) também necessitará de Gravação Magnética Assistida por Calor. "Com a densidade de área anunciada, nós temos um caminho para ampliar 10TB por disco até 2030. Isso vai representar o panorama para a tecnologia pelos próximos 10 ou 15 anos".

Como a demanda por altas capacidades de armazenamento não irá mudar, mesmo o aumento das vendas de SSDs, não fará o HD sair do mercado tão cedo.

Fonte: AnandTech, PC Gamer
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.