Créditos: Reprodução / Seagate via Tom's Hardware

Seagate afirma que já começou as vendas de seus HDDs HAMR de 20TB

Além disso, eles também afirmaram que aumentaram a produção dos HDDs MACH.2

A Seagate afirmou que iniciou, em novembro, o envio de seus discos rígidos de Gravação Magnética Assistida por Calor (Heat Assisted Magnetic Recording - HAMR) com uma capacidade de armazenamento de até 20 terabyte (TB). Estes discos utilizam uma tecnologia magnética de mídia que permite que os dados armazenados ocupem menos espaço físico no disco rígido, portanto, são capazes de aumentar a capacidade de armazenamento sem necessitar de um maior espaço físico, também chamada de densidade de área. E sobre este cenário o CEO da Seagate, Dave Mosley, afirmou, em tradução livre para o português, que:

"Nós alcançamos nosso marco tecnológico ao enviar os discos rígidos HAMR de 20TB em 2020, abrindo caminho para o sucesso contínuo da Seagate nos próximos anos."

Seagate HAMR
Créditos: Seagate

Ademais, a Seagate também afirmou que expandiu o programa de testes de seus discos rígidos multi-atuadores MACH.2, que oferecem o dobro do desempenho de um disco rígido padrão.

É importante destacar que ao aumentar a capacidade de armazenamento de um disco rígido, a densidade de área e as velocidades de leitura e gravação linear aumentam, porém o desempenho de Operações de Entrada e Saída por Segundo (IOPS) de leitura e gravação aleatória por terabyte diminuem, o que afeta diretamente como os data centers operam.

Para contornar esta situação, as empresas fabricantes de discos rígidos estão desenvolvendo unidades com dois atuadores independentes (dois discos físicos no lugar de somente um) que transferem dados simultaneamente, ou seja, o data center solicita e recebe dados dos dois discos ao mesmo tempo.

- Continua após a publicidade -

Seagate MACH.2
Créditos: Seagate

Por conta disso, o desempenho de IOPS de cada disco rígido é dobrado, permitindo que os data centers tenham ganho de desempenho sem sacrificar a sua capacidade de armazenamento ou o Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership - TCO).

A Seagate foi a primeira fabricante de discos rígidos a apresentar sua Tecnologia de Multi-Atuadores (MAT) no final de 2017. E, em 2019, começou a testar estes discos rígidos, chamados de Exos 2X14 MACH.2, com alguns de seus clientes. Como o interesse por estes disco rígidos multi-atuadores cresceu significativamente, a Seagate teve que aumentar o seu programa de testes e aumentar a quantidade de produtos que são produzidos e enviados para os clientes selecionados.

Até o momento, os discos rígidos HAMR só estão disponíveis para os clientes selecionados e nos sistemas de armazenamento Seagate Lyve Drive. No futuro, estes discos estarão disponíveis para um maior público. Já os discos rígidos multi-atuadores MACH.2 ainda estão em fase de testes.

Seagate HAMR 20TB
Créditos: iPhone Wired

Fonte: Tom's Hardware, Seagate HAMR, Seagate MACH.2
Tags
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.