Índice do Artigo

PC Games

Seagate afirma que já começou as vendas de seus HDDs HAMR de 20TB

Seagate afirma que já começou as vendas de seus HDDs HAMR de 20TB
Créditos: Reprodução / Seagate via Tom's Hardware

A Seagate afirmou que iniciou, em novembro, o envio de seus discos rígidos de Gravação Magnética Assistida por Calor (Heat Assisted Magnetic Recording – HAMR) com uma capacidade de armazenamento de até 20 terabyte (TB). Estes discos utilizam uma tecnologia magnética de mídia que permite que os dados armazenados ocupem menos espaço físico no disco rígido, portanto, são capazes de aumentar a capacidade de armazenamento sem necessitar de um maior espaço físico, também chamada de densidade de área. E sobre este cenário o CEO da Seagate, Dave Mosley, afirmou, em tradução livre para o português, que:

Nós alcançamos nosso marco tecnológico ao enviar os discos rígidos HAMR de 20TB em 2020, abrindo caminho para o sucesso contínuo da Seagate nos próximos anos.

Seagate HAMR
Créditos: Seagate

Ademais, a Seagate também afirmou que expandiu o programa de testes de seus discos rígidos multi-atuadores MACH.2, que oferecem o dobro do desempenho de um disco rígido padrão.

É importante destacar que ao aumentar a capacidade de armazenamento de um disco rígido, a densidade de área e as velocidades de leitura e gravação linear aumentam, porém o desempenho de Operações de Entrada e Saída por Segundo (IOPS) de leitura e gravação aleatória por terabyte diminuem, o que afeta diretamente como os data centers operam.

Para contornar esta situação, as empresas fabricantes de discos rígidos estão desenvolvendo unidades com dois atuadores independentes (dois discos físicos no lugar de somente um) que transferem dados simultaneamente, ou seja, o data center solicita e recebe dados dos dois discos ao mesmo tempo.

Seagate MACH.2
Créditos: Seagate

Por conta disso, o desempenho de IOPS de cada disco rígido é dobrado, permitindo que os data centers tenham ganho de desempenho sem sacrificar a sua capacidade de armazenamento ou o Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership – TCO).

A Seagate foi a primeira fabricante de discos rígidos a apresentar sua Tecnologia de Multi-Atuadores (MAT) no final de 2017. E, em 2019, começou a testar estes discos rígidos, chamados de Exos 2X14 MACH.2, com alguns de seus clientes. Como o interesse por estes disco rígidos multi-atuadores cresceu significativamente, a Seagate teve que aumentar o seu programa de testes e aumentar a quantidade de produtos que são produzidos e enviados para os clientes selecionados.

Até o momento, os discos rígidos HAMR só estão disponíveis para os clientes selecionados e nos sistemas de armazenamento Seagate Lyve Drive. No futuro, estes discos estarão disponíveis para um maior público. Já os discos rígidos multi-atuadores MACH.2 ainda estão em fase de testes.

Seagate HAMR 20TB
Créditos: iPhone Wired

Via: Tom’s Hardware, Seagate HAMR, Seagate MACH.2

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções