Índice do Artigo

Nvidia

Modder consegue colocar 16GB numa RTX 3070 e fazer a placa funcionar normalmente

Modder consegue colocar 16GB numa RTX 3070 e fazer a placa funcionar normalmente
Créditos: Unotil

Um entusiasta de hardware russo conhecido no YouTube como VIK-on resolveu criar por conta própria uma versão da RTX 3070 com uma capacidade maior de memória. Trocando cada um dos módulos presentes no PCB da placa, ele foi capaz de dobrar a memória do modelo, passando de 8GB para 16GB de VRAM. E o mais importante do processo: a placa está funcionando normalmente.

VIK-on filmou toda sua empreitada e disponibilizou a jornada em dois vídeos no YouTube. O primeiro mostra o processo de troca e primeiros testes com a placa, enquanto o segundo mostra a correção de problemas que foram encontrados depois do vídeo de estreia.

YouTube video

A troca de memórias foi, relativamente, a parte mais “simples”. Ele trocou apenas cada um dos oito módulos de 1GB (K4Z803256C-HC14) por módulos de 2GB (K4ZAF3258M-HC14) da mesma fabricante, a Samsung. O total é a disponibilidade de 16GB para a GPU, mas isso não quer dizer que ela vai aproveitar o upgrade imediatamente, é claro.

Aí que vem, realmente, a parte mais difícil- alterar o BIOS manualmente para a placa “saber” que agora ela tem 16GB de memória. Através do bom e velho processo de tentativa e erro, VIK-on descobriu que a configuração de bits em 00110 faz a RTX 3070 reconhecer que tem 16GB de memórias Samsung.

Toda essa parte é mostrada no primeiro vídeo, mostrando que softwares já reconhecem a placa como uma RTX 3070 com 16GB. Mas o projeto ainda mostrava instabilidade, inclusive dando telas pretas. VIK-on conseguiu realizar um teste no Time Spy apenas com o Furmark rodando ao mesmo tempo no background, o que não é a situação ideal.

Aproveitando feedback de seus inscritos, o modder russo usou a trava de clock do EVGA Precision para consertar o problema de instabilidade da placa alterada e o experimento funcionou. Ele foi capaz de rodar o Time Spy sozinho e a placa pontuou 13.783. No teste Unigine Superposition otimizado para 8K a placa alcançou 4.914. Ambos resultados são melhores que o padrão para a RTX 3070 Founders Edition, provando que o aumento da memória deu certo.

YouTube video

Via: VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções