Créditos: Unotil

Modder consegue colocar 16GB numa RTX 3070 e fazer a placa funcionar normalmente

VIK-on dobrou a capacidade da placa e mostrou todo o processo no YouTube

Um entusiasta de hardware russo conhecido no YouTube como VIK-on resolveu criar por conta própria uma versão da RTX 3070 com uma capacidade maior de memória. Trocando cada um dos módulos presentes no PCB da placa, ele foi capaz de dobrar a memória do modelo, passando de 8GB para 16GB de VRAM. E o mais importante do processo: a placa está funcionando normalmente.

VIK-on filmou toda sua empreitada e disponibilizou a jornada em dois vídeos no YouTube. O primeiro mostra o processo de troca e primeiros testes com a placa, enquanto o segundo mostra a correção de problemas que foram encontrados depois do vídeo de estreia.

A troca de memórias foi, relativamente, a parte mais "simples". Ele trocou apenas cada um dos oito módulos de 1GB (K4Z803256C-HC14) por módulos de 2GB (K4ZAF3258M-HC14) da mesma fabricante, a Samsung. O total é a disponibilidade de 16GB para a GPU, mas isso não quer dizer que ela vai aproveitar o upgrade imediatamente, é claro.

Aí que vem, realmente, a parte mais difícil- alterar o BIOS manualmente para a placa "saber" que agora ela tem 16GB de memória. Através do bom e velho processo de tentativa e erro, VIK-on descobriu que a configuração de bits em 00110 faz a RTX 3070 reconhecer que tem 16GB de memórias Samsung.

- Continua após a publicidade -

Toda essa parte é mostrada no primeiro vídeo, mostrando que softwares já reconhecem a placa como uma RTX 3070 com 16GB. Mas o projeto ainda mostrava instabilidade, inclusive dando telas pretas. VIK-on conseguiu realizar um teste no Time Spy apenas com o Furmark rodando ao mesmo tempo no background, o que não é a situação ideal.

Aproveitando feedback de seus inscritos, o modder russo usou a trava de clock do EVGA Precision para consertar o problema de instabilidade da placa alterada e o experimento funcionou. Ele foi capaz de rodar o Time Spy sozinho e a placa pontuou 13.783. No teste Unigine Superposition otimizado para 8K a placa alcançou 4.914. Ambos resultados são melhores que o padrão para a RTX 3070 Founders Edition, provando que o aumento da memória deu certo.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.