Índice do Artigo

Hardware

O "PC portátil" Aya Neo é lançado em crowdfunding a partir de U$ 789

O "PC portátil" Aya Neo é lançado em crowdfunding a partir de U$ 789
Créditos: Aya Neo

A Startup que criou o console portátil para Windows, Aya Neo, começou recentemente a sua campanha de crowdfounding na plataforma Indiegogo. O dispositivo que é quase uma fusão de um Nintendo Switch com um Notebook equipado com Radeon Vega 6, e pode ser adquirido na campanha por U$ 789.


Imagem: Aya Neo

O Aya Neo conta com especificações equivalentes a de um notebook de baixo desempenho, com um Processador AMD Ryzen 5 4500U equipado com 6 núcleos e 6 threads que operam entre 2.3 e 4.0 GHz, além dos gráficos integrados Radeon Vega 6. O chip é resfriado com um sistema composto por uma ventoinha e dois heat pipes de cobre.

O dispositivo também conta com 16GB de memória RAM DDR4 operando a 4.266 MHz, além de armazenamento interno de 1TB com um SSD Nvme PCI-e na interface 3.0. Esse é um dos pontos fundamentais para a portabilidade do console, que também já traz uma boa vantagem por inicializar os sistemas e os jogos mais rapidamente, algo essencial para esse modelo portátil de videogame.

E falando na experiência de console portátil, o dispositivo traz um design inspirado claramente no Nintendo Switch mas com o padrão de botões do controle do Xbox, provavelmente graças à sua maior compatibilidade no Windows. Estão presentes dois analógicos clicáveis (L3/R3), botões LB/LT e gatilhos RB/RT na parte superior além de um D-Pad com botões independentes. Também há um sistema de vibração para feedback.


Imagem: Aya Neo

A proposta da startup com esse projeto é de tornar o desejo de jogar jogos AAA em qualquer lugar possível, no entanto, vale destacar que a placa gráfica equipada (Vega 6) é encontrada em notebooks de baixo consumo que não são focados em games, então não vai ser necessariamente qualquer jogo que esse hardware vai dar conta de segurar com qualidade ou framerate aceitáveis.

Ainda há outras características que valem ser ressaltadas no Aya Neo. Uma delas é sua tela H-IPS touchscreen de 7″ e resolução de 800p, o que é um pouco acima da resolução do display no Nintendo Switch (720p). Outra informação importante é que sua bateria tem três cédulas de 4100mAh, que deve durar de 5 a 6 horas em uso mais leve ou até 140 minutos em jogos AAA muito exigentes.

Microsoft trabalha em app do xCloud para Windows
 e suporte para streaming em 1080p

Apesar de se tratar de um dispositivo caro e que não necessariamente entrega muita performance para jogos, a ideia de portabilidade do Aya Neo é muito interessante e está cada vez mais próxima graças aos novos serviços de Streaming de jogos como xCloud e GeForce Now.

Via: Tom’s Hardware, Aya Neo

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções