Créditos: Reprodução / NVIDIA GeForce

Disponibilidade das GeForce RTX 30 vai piorar, de acordo com varejista europeu

As placas mais atingidas foram as RTX 3080 e 3060 Ti

O drama continua: a disponibilidade de placas da série GeForce RTX 30 deve continuar escassa e até piorar, de acordo com o varejista europeu Alternate que tem operações na Alemanha, Holanda e Bélgica. A informação veio de uma conversa direta que o varejista teve com a própria Nvidia, em que a empresa confirma o problema em atender a colossal demanda de placas durante o primeiro trimestre desse ano.

São vários os fatores que colaboram para a falta de disponibilidade das placas. O primeiro deles é a popularidade de mineração da criptomoeda Ethereum, fazendo com que vários mineradores montem verdadeiras fazendas com várias GPUs para minerar a moeda.

Além da pandemia que ainda desempenha um forte papel nos problemas de distribuição e exportação, a escassez de matéria prima também vem sido um problema recorrente. Somando isso com o ano novo chinês e a demanda insana, temos a fórmula perfeita para o desastre. 

A Nvidia tem sido uma de várias empresas com problemas em abastecer sua cadeia de fornecimento. Tanto memórias GDDR6 e GDDR6X estão em altíssima procura e devem ser os principais componentes a estarem em falta, além de PCBs, VRMs, capacitores e outros.

- Continua após a publicidade -

O ano novo chinês também trouxe suas complicações. Várias fábricas param suas produções por uma ou duas semanas - impactando ainda mais a distribuição de componentes e fabricação das placas. 

As placas mais atingidas ficam por conta das RTX 3080 e RTX 3060 Ti. Ambas estão com unidades contadas por conta de vários pedidos em aberto (pré-compras) e poucas placas fabricadas, sendo ainda pior no caso da 3080.

Já as RTX 3070 e RTX 3090 não foram muito impactadas visto que são placas bem menos procuradas do que as outras da mesma linha. Entretanto, ainda devem sofrer com a escassez de componentes. 

É esperado também de um aumento notável no preço das placas devido a alta demanda. Outro varejista europeu, Megekko, da Holanda, está filtrando as compras e cancelando pedidos que contam com várias GPUs ao mesmo tempo, numa tentativa de dificultar a vida de revendedores não autorizados. 

Todas as informações aqui contadas descrevem o cenário europeu, mas a coisa não fica muito melhor nem nos EUA e muito menos por aqui.

- Continua após a publicidade -

Fonte: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Alexandre

    Mateus Alexandre

    Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.