Índice do Artigo

Nvidia

Depois de acabar com estoques de GPUs, mineradores agora atacam notebooks RTX 30

Depois de acabar com estoques de GPUs, mineradores agora atacam notebooks RTX 30
Créditos: TheCoinRise

Enquanto entusiastas do PC aguardam ansiosamente alguma normalidade nos preços de placas de vídeo, a tendência é piorar antes de melhorar. O excelente hashrate da série RTX 3000 de GPUs da Nvidia acompanhado de uma valorização recordista de criptomoedas Ethereum criou uma tempestade perfeita para os mineradores que agora conseguem obter lucro até comprando notebooks.

Usinas mineradoras feitas com notebooks RTX 30 já podem ser encontradas na China, como vemos nas fotografias divulgadas pela rede social Weibo. Os notebooks com placas da série RTX 3000 foram lançados neste ano, então o preço ainda está bem elevado, mas mineradores ainda consideram que vale a pena. Ainda mais com a falta de placas de vídeo causada por eles mesmos, sendo que a questão para um grande minerador não é o preço, mas a disponibilidade. Eles precisam comprar em volume para lucrar, então está valendo a pena investir em notebooks.

A Nvidia já criticou o problema de falta de produtos para usuários domésticos e jogadores – que seriam o público alvo da empresa, segundo ela mesma. Mas a fabricante nunca tomou medidas efetivas que impedisse ou atrapalhasse o uso de seus produtos para este fim, ainda mais num notebook que é um sistema completo, fechado. Espera-se agora, então, que os estoques de notebooks RTX 30 também fiquem reduzidos e que os preços comecem a inflar.

Do fim do ano passado pra cá, o valor da Ethereum mais do que triplicou. No momento dessa postagem, a moeda é avaliada em US$ 1.713,91, segundo dados da CoinDesk. Com base neste valor e nos hashrates, uma criadora de conteúdo da China fez um vídeo na rede BiliBili para chamar a atenção de como está a realidade da mineração neste momento. Ela mostra que é possível minerar “de graça” usando o Wi-Fi de um Starbucks.

Conhecida pela sua conta Fish Pond F2pool, a criadora senta com um notebook equipado com uma RTX 3060 e pede um café. Em duas horas minerando ela consegue 0,00053 ETH – o equivalente a mais ou menos US$ 0,89 no dia que ela gravou o vídeo, e suficiente para pagar o café.

Via: VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções