Índice do Artigo

Hardware

Estoques de GPUs da AMD e da Nvidia devem continuar baixos no começo do ano

Estoques de GPUs da AMD e da Nvidia devem continuar baixos no começo do ano
Créditos: Linus Tech Tips

Os lançamentos das séries Radeon RX 6000 da AMD e GeForce RTX 3000 da Nvidia foram recebidos com entusiasmo tanto por especialistas, como pelo público, mas essa empolgação logo virou decepção quando ambas fabricantes mostraram que não dariam conta da demanda. E aparentemente o problema vai persistir, no mínimo, pelo primeiro trimestre de 2021.

Os baixos estoques de novos modelos de placas de vídeo têm resultado não apenas nas pessoas não conseguindo comprar, mas também em aumentos desproporcionais dos preços. Em entrevistas independentes, AMD e Nvidia reconheceram o problema e, infelizmente, não deram uma previsão para a situação melhorar.

Colette Cress, CFO da Nvidia, falou do assunto no fórum de tecnologia e automóveis da J.P. Morgan, e comentou o seguinte:

Essa demanda continuou mais forte por mais tempo, certo? Então o suprimento realmente continua difícil neste momento. Nós imaginamos que os inventários de canais gerais, ou seja, os inventários de nossas parceiras AIC e nossos próprios canais de venda direta, vão continuar magros ao longo de todo Q1.

No caso da AMD, não tivemos uma declaração tão objetiva a respeito do assunto. A empresa não quis falar de datas ou fazer previsões, e enfatizou mais a sua produção e venda direta de GPUs para tentar mitigar o problema.

Falando com o The Verge, Lisa Su, CEO da empresa, declarou que pretende pretende continuar vendendo diretamente as RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT pelos preços sugeridos, mas sua promessa foi apenas de tentar vender para “tantas pessoas quanto possível’, o que é uma afirmação um tanto vaga.

A entrevista da executiva aconteceu com alguns representantes selecionados da mídia dos EUA, tendo participação também do AnandTech. O site relata um trecho da fala de Lisa Su onde ela entra em mais detalhes sobre a escassez de GPUs:

Não apenas as tarifas, mas o ambiente do COVID aumentou também os custos de envio e transporte, que são difíceis de se evitar. Conforme nos aproximamos de um ambiente mais normal, isso deve melhorar. Isso também impacta em nossos updates de gráficos planejados para a primeira metade do ano, porque temos muitos produtos chegando ao mercado.

Via: https://www.theverge.com/2021/1/12/22227040/nvidia-amd-gpu-shortage-rtx-3080-3070-3060-ti-3090-rx-6800-xt, AnandTech, VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções