Créditos: TechPowerUp

Gigabyte lança atualização de BIOS que oferece suporte ao Smart Access Memory e ao Rage Mode

Com o SAM é possível que o processador acesse toda a memória da placa da vídeo

A Gigabyte, fabricante de taiwanesa de hardware, anunciou hoje uma nova atualização para a BIOS de suas placas-mãe AMD que utilizam os chipsets X570, B550 e A520. Esta atualização trouxe suporte ao AMD Smart Access Memory e ao Rage Mode.

O Smart Access Memory é um novo recurso da AMD que permite que o processador tenha acesso a toda a memória da placa da vídeo, ao invés de ter acesso a apenas 256MB por vez. Por conta disso, ocorre um aumento de desempenho nos jogos.

SAM da AMD: testamos o ganho de performance (e como fica a disputa com RTX 3080)

Para poder utilizar este recurso, o usuário precisa de um computador que possua um processador da série AMD Ryzen 5000, uma placa de vídeo da série AMD Radeon RX 6000 e uma placa-mãe da série AMD 500.

Cumprido estes requisitos, caso o usuário possua uma placa-mãe Gigabyte da série AMD 500, basta que ele vá no site oficial da Gigabyte e faça o download da BIOS mais recente e atualize a sua placa-mãe. Com a BIOS atualizada, é necessário ativar as opções "Above 4G Decoding" e "Re-Size BAR Support" nas configurações da BIOS, ademais, é importante verificar se o sistema está operando no modo UEFI.

Gigabyte BIOS Smart Access Memory
Créditos: TechPowerUp

- Continua após a publicidade -

Já o Rage Mode é uma predefinição de fábrica que pode ser selecionada no Radeon Software Adrenalin 2020 para ajustar automaticamente o desempenho das placas de vídeo AMD Radeon RTX 6800 XT e RX 6900 XT. Quando o usuário selecionar este modo, o software irá fazer automaticamente um overclock na placa de vídeo, sem a necessidade de o usuário ajustar manualmente os clocks, pois este recurso é capaz de encontrar as velocidades de clock mais altas e estáveis que estão disponíveis.

A nomenclatura Rage Mode é uma homenagem a série ATI Rage e ao chip gráfico 3D Rage, que foram lançados em 1996 pela ATI Technologies. Lembrando que esta empresa foi adquirida, em 2006, pela AMD e, posteriormente, os seus produtos como, por exemplo, ATI Radeon, passaram a ser chamados de AMD Radeon.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.