Índice do Artigo

PC Games

AMD está disposta a ajudar Intel e NVIDIA a ativarem o Smart Access Memory

AMD está disposta a ajudar Intel e NVIDIA a ativarem o Smart Access Memory
Créditos: Reprodução / AMD

A AMD lançou o Smart Access Memory (SAM) como um novo recurso das suas placas de vídeo da série AMD Radeon RX 6000 que funciona apenas com os seus processadores da série AMD Ryzen 5000. Isso ocorre porque, aparentemente, o SAM precisa de uma cooperação próxima entre o processador e a placa de vídeo.

Atualmente, os processadores possuem acesso a 256 MB de memória de vídeo por vez. Ao ativar o SAM, o processador passa a ter acesso a toda a memória da placa de vídeo. Apesar disso, os ganhos, até o momento, não foram expressivos, sendo algo entre 5% a 7%, de acordo com o teste realizado pelo Adrenaline.

SAM da AMD: testamos o ganho de performance (e como fica a disputa com RTX 3080)

No entanto, a NVIDIA afirmou que consegue implementar uma espécie de SAM em suas placas de vídeo que utilizam a arquitetura Ampere, pois o recurso faz parte das especificações PCI Express. E tudo indica que este recurso já está em desenvolvimento e será lançado para as placas de vídeo da série GeForce RTX 30 por meio de drivers.

Ademais, a NVIDIA também acredita que uma espécie de SAM pode ser implementado universalmente, desde que todos os fabricantes concordem com alguns padrões, visto que ele depende de um recurso PCI Express.

Smart Access Memory
Créditos: AMD

Por conta disso, a PCWorld perguntou para o Scott Herkelman – diretor geral da AMD Radeon – em uma entrevista disponível no YouTube, se a AMD acha que isso é possível e até que ponto ela estaria disposta a apoiar esta padronização. A resposta do Scott, em tradução livre para o português, foi a seguinte:

Eu acho que você tem que perguntar para eles, mas acredito que eles irão precisar trabalhar em seus próprios drivers. A Intel terá que trabalhar com seus próprios fabricantes de placas-mãe e em seus próprios chipsets.

[…]

E, só para ficar claro, o nosso grupo Radeon trabalhará com a Intel para deixá-los preparados. E eu sei que o nosso grupo Ryzen trabalhará com a NVIDIA. Já há conversas em andamento. Se eles estiverem interessados em habilitar este recurso nas plataformas AMD, nós não vamos impedi-los.

Na verdade, eu espero que eles façam. No final do dia, quem ganha é o jogador e isso é o que importa. Nós somos apenas a empresa que poderia fazer isso mais rápido porque somos a única empresa no mundo com GPUs e CPUs entusiastas.

Por fim, a padronização de um recurso parecido com o SAM pode ter um impacto na forma como os jogos são desenvolvidos, pois apesar de o recurso não exigir um suporte do desenvolvedor, alguns jogos o utilizam de uma forma muito mais eficaz do que outros, como, por exemplo, o Assassin’s Creed Valhalla.

YouTube video

Via: TechSpot

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções