Índice do Artigo

Nvidia

RTX 2000 a 3GHz: novo recorde na "saideira" das Turing

RTX 2000 a 3GHz: novo recorde na "saideira" das Turing
Créditos: Divulgação: Teclab

Recentemente publicamos um recorde obtido pela galera do TecLab com uma RTX 2080 Ti, alcançando impressionantes 2970MHz. Pois esse recorde acendeu uma rivalidade e o resultado é outro valor, ainda maior: Ronaldo “rbuass” e companhia conseguiram superar a marca dos 3GHz no chip Turing.

A nova geração Ampere introduziu a RTX 3070, que tem o mesmo desempenho que uma RTX 2080 Ti pela metade do preço, e aparentemente isso aumentou a coragem dos overclockers de ir ainda mais longe na “tortura” do chip topo de linha GeForce RTX 2000. 

Depois do recorde da semana passada, o overclocker Stavros “OGS” Savvopoulos se sentiu motivado a tentar bater a nova marca, e cravou um resultado superior, o que levou a equipe do TecLab a “botar a mão na massa” para tentar refinar seus ajustes e novamente subir mais as frequências.

De acordo com Ronaldo “rbuass” Buassali, foi preciso ficar das 15h até as 7h do dia seguinte para realizar todos os ajustes necessários para o novo recorde. O processo envolveu desde usos de diferences pressões nos encaixes, relapidação do chip com uma lixa de 2500 e muitas tentativas para descobrir como fazer a placa rodar com o tanque de nitrogênio completamente cheio.

YouTube video

O overclock foi tão “pesado” que fez não apenas a galera do Teclab pular para o topo do ranking novamente, como também fez a 2080 Ti deles superar várias Titan V e até se aproximar do atual score máximo alcançado usando essa placa mais potente, feito por Vince “K|NGP|N” Lucido.

A RTX 2080 Ti tem clock boost original de fábrica em 1545 MHz. Em nossos testes, em geral vemos bons projetos atingindo algo entre 1850 a 1950MHz através do GPU Boost, e sem ajustes avançados e modificações na placa é bem difícil superar os 2100MHz.

O balanço do resfriamento é uma parte muito delicada no overclock extremo. Chips tiram grande proveito de temperaturas baixas, conseguindo operar em clocks mais agressivos, porém se você “passa da mão” pode baixar a temperatura a patamares em que ele fica inoperável. Esse é o momento em que entra em ação o maçarico para aquecer o chip e trazer ele de volta a patamares aceitáveis de operação. Abaixo temos um vídeo batendo um papo com Iuri Santos, da HyperX, que conta um pouco de como é esse processo:

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções