Créditos: Divulgação TecLab

TecLab bate recorde em GPUPI e crava 2970MHz em RTX 2080 Ti

A frequência altíssima usada só não foi suficiente para bater a Titan V (com OC)
Por Diego Kerber 28/08/2020 15:14 | atualizado 28/08/2020 15:14 Comentários Reportar erro

A galera do TecLab atacou novamente e outro hardware foi forçado a trabalhar anos luz de distância da especificação da fabricante. Ronaldo "rbuass" Buassali e o pessoal do TecLab colocou uma GeForce RTX 2080 Ti para operar a impressionantes 2970MHz, e com isso cravou um novo recorde para esse componente no GPUPI.

Dá para ter uma ideia dos hardwares utilizados no vídeo abaixo. Claro que não estamos falando de um overclock caseiro, afinal o chip RTX 2080 Ti é feito para operar na casa dos 1635MHz, e que em nossos gameplays costuma estabilizar ali pela casa das 1920MHz em projetos high-end.

Foi usada uma GeForce RTX 2080 Ti HOF OC LAB e a placa foi bastante modificada para atingir esses valores, incluindo a lapidação do chip e o sistema de resfriamento sendo alterado para usar nitrogênio líquido e derrubar as temperaturas para bem abaixo de zero graus celsius, com valores muito do tempo abaixo dos -150ºC. Foram necessários dois dias de trabalho para alcançar o feito, com dificuldades como lidar com a pasta térmica "quebrando" devido as variações brutais de temperatura, e forçando a equipe do TecLab a achar combinações de materiais que aguentassem a situação extrema.a

O vídeo é um prato cheio para fãs de "hardware porn" puro, com os sutis ajustes de temperatura e tentativas para equilibrar o chip e manter estável em situações tão extremas de aquecimento e frequência, possível só com a dose correta de LN² e Doritos.

- Continua após a publicidade -

Com isso o recorde anterior de do grego OGS, com a placa RTX 2080 Ti perando em 2940MHz caiu para a segunda posição. Acima desse resultado, apenas as duas melhores pontuações feitas por outro hardware: a Titan V. E é por pouca coisa, mostrando o incremento impressionante de performance alcançado com esse OC extremo:

Lembrando que foi do TecLab que saiu outro uso abusivo e sem consentimento de hardware da Nvidia: a placa que usamos no PC dos Sonhos deste ano foi uma Galax HOF RTX 2080 Ti modificada com memórias mais rápidas. A Nvidia nunca fez o update da 2080 Ti com memórias GDDR6, da mesma forma como fez com outras placas da linha Super, porém Ronaldo e cia não precisaram esperar pelo lançamento desse produto e fizeram por conta própria.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.