Créditos: Sony

Jogos exclusivos do PS5 devem chegar rodando em 30 fps, indica Digital Foundry

Sony deve abrir mãos dos 60 quadros em games como Spider-Man: Miles Morales para entregar mais recursos gráficos

Os consoles de nova geração chegarão com um hardware potente e que se equipara com PCs de alto desempenho atuais, mas boa parte dos jogos ainda deve rodar a 30 quadros por segundo. Pelo menos essa é a previsão de Richard Leadbetter, editor do Digital Foundry, um dos principais veículos de análise técnica de games.

Em uma publicação no Eurogamer e no canal do Digital Foundry no YouTube, Leadbetter comentou sobre o caso do PlayStation 5. Segundo o especialista, a Sony pode deixar de lado os 60 frames por segundo em exclusivos como Spider-man Miles Morales, Horizon Forbidden West e Ratchet and Clank: Rift Apart.

O principal indicativo para a adoção dos 30 frames por segundo nos jogos é o próprio material de divulgação da companhia. Após o evento de apresentação do PS5, a Sony publicou os trailers dos exclusivos mencionados acima com resolução 4K e 30 frames por segundo.

Segundo o editor do Digital Foundry, a PlayStation costuma ser transparente em relação ao framerate entregue nos jogos e aplica isso nos trailer. Godfall teve seu vídeo publicado em 4K e 60 frames por segundo, o que, em tese, indica suporte para essa qualidade durante o gameplay.

- Continua após a publicidade -

Menos frames, mais gráficos

O motivo para jogos como Spider-man Miles Morales e Horizon Forbidden West supostamente adotarem os 30 quadros por segundo é o foco em entregar alta qualidade gráfica. De acordo com Leadbetter, certos jogos devem abrir mãos dos 60 quadros por segundo para garantir uma melhor experiência visual, como resolução 4K, mais efeitos gráficos e suporte para Ray Tracing.

"Pode levar tempo para os desenvolvedores acertarem o pé com os novos sistemas - e pode haver algumas decepções ao longo do caminho - mas o fato é que o Xbox Series X e o PlayStation 5 são mais equilibrados entre CPU e GPU do que seus antecessores, enquanto os desenvolvedores têm mais opções e menos restrições da perspectiva do hardware", explica o editor do Digital Foundry. 

"O PC provavelmente continuará sendo o formato de escolha para jogos com alta taxa de quadros, mas a apresentação do PS5 sugere fortemente que os 30 fps continuam a possibilitar algumas experiências visuais deslumbrantes - e mal podemos esperar para ver mais."
- Richard Leadbetter, editor do Digital Foundry

A Sony ainda não comentou oficialmente sobre o assunto, mas o especialista do Digital Foundry lembrou que um funcionário da Insomniac deu a entender que Spider-Man Miles Morales contará com suporte para Ray Tracing. É importante ressaltar, porém, que tudo se trata de uma especulação atualmente.

- Continua após a publicidade -

Ainda assim, já tivemos outros casos indicando que os 30 quadros por segundo ainda estarão presentes nos consoles de nova geração. A Ubisoft já disse que Assassin's Creed Valhalla rodará em 4K e 30 fps no Xbox Series X, e o padrão também deve ser aplicado no PS5. A Codemasters seguiu um caminho diferente e já confirmou que os dois consoles poderão rodar Dirt 5 em até 120 frames por segundo. 

Via: Eurogamer
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.