Créditos: Microsoft

Windows 10 agora permite agendamento de GPU acelerado por hardware; aprenda a ativar

Função permite que placa de vídeo gerencie sua própria memória
Por Carlos Felipe Estrella 29/06/2020 18:01 | atualizado 29/06/2020 22:40 Comentários Reportar erro

O sistema operacional Windows 10 ganhou uma série de recursos com a atualização de maio de 2020, mas algo que nem todos os usuários sabem é que o update trouxe o recurso de agendamento de GPU acelerado por hardware (hardware-accelerated GPU Scheduling, em inglês).

Essa funcionalidade permite que a própria placa de vídeo lide de maneira manual com a VRAM. Com isso, o sistema operacional deixa de ser responsável por essa tarefa, otimizando a performance e reduzindo a latência para o processamento e a renderização de imagens.

Para utilizar o recurso, é necessário ter uma placa de vídeo da NVIDIA com o driver 451.48 ou uma versão mais recente, ou Radeon RX 5600XT/5700 com o driver Adrenalin 20.5.1 Beta lançado hoje. Essa atualização foi responsável por trazer o DirectX 12 Ultimate para as GPUs da empresa que são compatíveis, além de implementar o suporte ao agendamento de GPU acelerado por hardware.

- Continua após a publicidade -

No caso de NVIDIA, de acordo com o site Neowin, também é preciso que a placa de vídeo seja das gerações mais recentes da empresa, que utilizam a arquitetura Turing. Para completar, o último requisito é ter a atualização de maio de 2020 para o Windows 10.

Como Ativar o Hardware-Accelerated GPU Scheduling

1) Comece baixando o driver 451.48 (ou uma versão mais recente) da Nvidia no site oficial ou através do GeForce Experience ou o Adrenalin 20.5.1 Beta (liberado dia 29/06/2020) combinado com uma Radeon RX 5600XT/5700.

2) Após a instalação dos drivers, reinicie o seu computador.

3) Clique em "Pesquisar" na barra de tarefas do Windows e digite "Configurações de elementos gráficos".

- Continua após a publicidade -

4) Clique na primeira opção para abrir o menu de opções gráficas do Windows.

5) Ative a opção "Agendamento de GPU acelerado por hardware".

6) Reinicie o computador para ativar o recurso.

 

Via: Neowin
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.