Créditos: Divulgação | AMD

Drivers Adrenalin 20.5.1 beta traz agendamento de GPU via hardware para placas Radeon

Até o momento, o recurso pode ser usado com as AMD Radeon RX 5600 e RX 5700

A AMD disponibilizou recentemente um novo driver Adrenalin em versão beta que, como principal destaque, traz o agendamento de tarefas via hardware para as GPUs Radeon. Até então, o recurso funciona apenas com as placas de vídeo AMD Radeon RX 5600 e RX 5700.

Fora o agendamento de GPU via hardware, não há suporte para qualquer outro novo recurso nessa versão beta 20.5.1. A Microsoft introduziu esse agendamento em maio deste ano, mas a sua implementação demorou um pouco mais. Com ele, o agendamento das tarefas da placa de vídeo passa a ser baseado em hardware - não mais em software.

"Ao passar as responsabilidades de agendamento do software para o hardware, esse recurso pode melhorar a capacidade de resposta da GPU e permitir inovações adicionais no gerenciamento da carga de trabalho da GPU no futuro." - Notas de lançamento da AMD.

"Ao passar as responsabilidades de agendamento do software para o hardware, esse recurso pode melhorar a capacidade de resposta da GPU e permitir inovações adicionais no gerenciamento da carga de trabalho da GPU no futuro." - Notas de lançamento da AMD.

De acordo com os testes do Tom's Hardware, o agendamento via hardware pode entregar resultados mistos. Nas placas GeForce na Nvidia, alguns jogos ganharam desempenho aprimorado, enquanto outros foram prejudicados.

- Continua após a publicidade -

Claro, as tecnologias da Nvidia e AMD são diferentes, e os testes com produtos da primeira não necessariamente falam pelo lado vermelho da força. Além disso, a tecnologia é bastante recente e deve ser melhorada com o tempo.

Reiterando o parágrafo acima, é válido lembrar que o que está chegando para as GPUs Radeon é uma versão beta - ou seja, ainda precisa de melhorias. As próprias notas de lançamento já afirmam que problemas conhecidos pelos usuários estão presentes até o momento - sendo alguns deles:

- A sincronização aprimorada pode ocasionar uma tela preta quando ativada em alguns jogos e configurações do sistema.
- O uso do navegador Edge para reproduzir conteúdo de vídeo em vários monitores pode causar uma paralisação ou travamento do sistema após longos períodos de uso.
- O Performance Metrics Overlay e Radeon WattMan relatam velocidades de clock ocioso incorretas -  mais altas do que o esperado nos produtos da série Radeon RX 5700.
- Alguns jogos podem apresentar stuttering intermitentemente durante gameplays com placas as Radeon RX 5000.
- Pode ocorrer corrupção na área de trabalho ou em jogos quando o HDR está ativado.

Para baixar o novo driver Adrenalin, você pode acessar este link.

- Continua após a publicidade -

Via: Tomshardware
Tags
amd
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.