Créditos: Intel

Intel Core i9-10900K aparece em teste de benchmark rodando a 5,4 GHz em todos os núcleos

Em teste realizado no Cinebench R15, processador fez uma pontuação próxima ao Ryzen 9 3900X

Na última semana, enfim, a Intel oficializou a chegada dos seus novos processadores da linha Comet Lake-S para desktops, trazendo diversas melhorias e novidades para brigar com as CPUs Ryzen da AMD. Como carro-chefe dessa nova geração, temos o Core i9-10900K, que agora conta com 10 núcleos e 20 threads e frequência máxima de até 5,3 GHz (em apenas um dos núcleos através da tecnologia Thermal Velocity Boost), porém, parece que poderemos ir muito além disso.

Um possível vazamento encontrado no fórum do site Baidu (que já foi removido), é demonstrado um teste de benchmark realizado na ferramenta Cinebench R15, onde utilizando um Core i9-10900K rodando a 5,4 GHz em todos os núcleos e com sua voltagem configurada a 1.350V, o processador atingiu a pontuação de 3002 pontos em performance multi-thread.

Colocando em perspectiva, essa pontuação do Core i9-10900K o colocaria próximo do Ryzen 9 3900X, onde o processador da AMD, geralmente, faz uma média de 3200 a 3200 pontos nesta mesma ferramenta de benchmark. Entretanto, algo que deve ser contado é de que o Ryzen 9 3900X tem o diferencial de contar com núcleos e threads do que o Core i9-10900K, mas neste caso, o clock de 5,4 GHz deu uma enorme vantagem para o processador da Intel neste quesito.

Mas ainda existem alguns poréns em relação a este teste, como, por exemplo, o consumo de energia e temperatura, visto que este overclock pode facilmente ter quebrado o limite de 250W estipulado pela Intel através do PL2 (Power Limit 2).

- Continua após a publicidade -

Em relação à temperatura, segundo o site WCCFTech, esse teste teria sido realizado com uma solução de resfriamento padrão (com um air ou water cooler, sem utilizar soluções extremas como nitrogênio líquido), o que torna o teste ainda mais impressionante, mas que pode ter resultado em temperaturas em torno de 80ºC a 90ºC.

Outros detalhes da possível bancada utilizada neste teste dão conta do uso de uma placa-mãe ASRock Z490 Phantom Gaming 4/AX com um kit de memórias de 16 GB da G.Skill DDR4-3200 MHz CL14.

Apesar desses números, só saberemos o possível poder de overclock do Core i9-10900K quando ele estiver disponível para testes em nossa redação, então fique de olho em nosso site para futuras novidades dos novos processadores de 10ª geração da Intel.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware, TechRadar, Videocardz, WCCFTech
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.