Índice do Artigo

Nintendo

Enorme vazamento da Nintendo inclui ROMs de teste do N64 e o código fonte do Wii

Enorme vazamento da Nintendo inclui ROMs de teste do N64 e o código fonte do Wii
Créditos: Nintendo

A Nintendo pode estar enfrentando o maior vazamento de dados de seus jogos e consoles que já aconteceu na história. As informações, se forem verdadeiras, revelam o código fonte do Wii, documentos com detalhes de design do console, ROMs de testes para o Nintendo 64 e muitos outros dados que, até então, eram secretos. 

O vazamento aconteceu primeiro no 4chan na última sexta-feira, dia 1º de maio, e depois foi replicado no Resetera e está sendo noticiado pela mídia internacional. Algumas das ROMs de testes para o Nintendo já têm vídeos sendo compartilhados no YouTube, muitos deles encontrados no canal Sebastian. Alguns são bem simples, apenas mostrando uma função poligonal, como um cubo que muda para uma esfera. Outros são quase um jogo, como o Mirror House Cornflakes:

YouTube video

Mas o pessoal da programação e entusiastas de emuladores devem se empolgar mais com o vazamento dos códigos do Wii. O trecho abaixo foi destacado pelo Kotaku, tirado de uma postagem de um usuário que assina como Atheerios, no fórum de games Resetera:

A parte maior e mais louca desse vazamento são as fichas de dados, diagrama de bloco e arquivos Verilog para cada componente. Verilog é uma linguagem de descrição de hardware, ele é usado para descrever circuitos através de código, então com isso nós podemos aprender como cada pedacinho do Wii foi feito.

Isso significa que o pessoal mais entusiasta pode tentar até criar seu próprio Wii caseiro. E provavelmente a Nintendo vai acionar seus advogados assim que ver algo assim aparecendo na internet. Aliás, falando nisso, a empresa foi contatada para comentar os vazamentos, mas ainda não tem uma declaração oficial sobre o assunto.

Segundo o Kotaku, aproximadamente 3GB de arquivos já estão circulando pela internet, mas de acordo com a fonte dos vazamentos esta é apenas uma pequena parte de um estoque bem maior. Então pode ser que nas próximas semanas vamos ver o aparecimento de mais dados secretos da empresa. 

Via: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções