Créditos: Hexus

Adeus, blower: AMD vai adotar novo design de resfriamento com fans em GPUs RDNA 2

Durante apresentação, a empresa mostrou uma imagem de como deve ser o visual das novas placas de referência

A AMD vai parar de usar blowers em suas próximas placas de vídeo de referência. Durante uma apresentação realizada ontem (5), a companhia apresentou novidades sobre a arquitetura RDNA 2, também chamadas de Navi 2X, e revelou  uma imagem mostrando uma GPU com o logo da empresa e dois fans de resfriamento. A novidade apareceu em um slide de maneira breve, mas chamou a atenção de fãs, que conseguiram mais detalhes sobre o assunto.

Apesar da imagem sugestiva e relacionada às novas GPUs, o conteúdo do slide não confirmava a ausência de blowers na próxima geração de placas de vídeo na AMD. A informação só foi validada no Reddit, após um usuário compartilhar a imagem dizendo que esse seria o suposto design de referência da "Big Navi".

O vice-presidente da Radeon Business Group, Scott Herkelman, interagiu com os usuários da publicação no fórum e confirmou a mudança de design nas novas GPUs da AMD. Segundo a declaração do funcionário da empresa, a mudança no sistema de resfriamento será aplicada para todas as placas de vídeo gamers da companhia na próxima geração. "Não existirão modelos de referência com blower".

Antes também utilizado pela Nvidia, o sistema de resfriamento com blower está presente nas placas de vídeo gamers atuais da AMD em seus modelos de referência. A tecnologia é amplamente criticada por eventualmente sofrer com ruídos e também protagonizar polêmicas. No ano passado, por exemplo, surgiram boatos de que a AMD iria parar de vender sua versão da RX 5700 que utiliza a solução.

- Continua após a publicidade -

Vale ressaltar que a adoção de fans para resfriamento também já é utilizada pela AMD, mas ainda não é o padrão da empresa. No ano passado, a fabricante lançou no mercado a Radeon VII de 7 nanômetros com um design trazendo três ventoinhas e câmara de vapor.

Via: PC Gamer Fonte: Reddit
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.