Índice do Artigo

PC Games

Radeon RX 5950 XT pode ser lançada com 24 GB HBM2e de VRAM, sugere vazamento

Radeon RX 5950 XT pode ser lançada com 24 GB HBM2e de VRAM, sugere vazamento
Créditos: AMD

Muitos entusiastas de hardware estão aguardando a chegada da tão prometida “Big Navi” por parte da AMD, placa de vídeo de alto desempenho que já teve sua existência confirmada pela CEO da empresa, Dr. Lisa Su, durante uma entrevista feita na CES 2020, e mais um capítulo dessa longa novela recentemente tomou forma.

No último domingo (23), o usuário do Twitter CyberPunkCat (@CyberCatPunk) compartilhou uma imagem que, segundo ele, foi enviada por um dos seus contatos internos da fabricante de memórias e semicondutores sul-coreana SK Hynix, mostrando especificações do que possivelmente seria uma placa de vídeo não-lançada.

Pela foto, é possível ver que essa placa de vídeo se trataria da Radeon RX 5950 XT, onde estaria sendo tratada internamente pela SK Hynix com o codinome D32310/15, que recentemente foi encontrada também na RRA (National Radio Research Agency), órgão da Coreia do Sul que certifica os chips fabricados no país.

24 GB HBM2e, 80 CUs, 5.120 Shading Units…a “besta enjaulada de ódio” da AMD?

Começando pelas especificações da possível GPU que equiparia a Radeon RX 5950 XT, esse chip contaria com 80 Compute Units (CU), onde cada uma possuiria 64 shaders por cluster, fechando a conta em 5.120 Shading Units. Além disso, é informado que o chip teria 320 TMUs e 96 ROPs, além de 12 MB do tipo cache L2.

Já na parte de memórias, parece que a AMD não estaria disposta a economizar no seu melhor modelo, equipando a RX 5950 XT com incríveis 24 GB de VRAM do tipo HBM2e, tendo uma interface de 4096-bit e largura de banda de 2 TB/s.

Os números apresentados na foto, principalmente em questão da VRAM, acabaram criando uma grande discussão de sua veracidade, visto que as configurações apresentadas da memória seriam inconsistentes.

Porém, Hans de Vries (@HansDeVriesNL) respondeu ao tweet correspondente do vazamento, comentando que as configurações das memórias vistas na foto seriam perfeitamente possíveis, visto as recentes novidades apresentadas pela SK Hynix e Samsung na ISSCC-2020 (International Solid-State Circuits Conference).

Ademais, existe a expectativa de que a RX 5950 XT também conte com todas as novidades da microarquitetura RDNA 2 (com chip Navi fabricado em 7 nm+), tornando novamente a AMD competitiva no segmento high-end de placas de vídeo, que atualmente é dominado de forma ampla pela Nvidia com sua linha RTX/RTX Super.

Caso os rumores se confirmem, se espera que a AMD apresente e lance a Radeon RX 5950 XT ainda nesse primeiro semestre de 2020.

YouTube video

Via: Twitter (@CyberCatPunk), Guru3D

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções