Drivers dos gráficos Intel Ice Lake Gen11 agora suportam Linux completamente

A Intel enfim passou a suportar completamente Linux em seus drivers para gráficos Ice Lake Gen11. Os drivers para OpenGL e Vulkan, chamados respectivamente de i915 e ANV agora são "feature-complete" e devem rodar tranquilamente em builds do Linux. As notas do patch, segundo o Tom's Hardware, estranhamente citam que eles devem rodar "mais ou menos" em performance total.

Antes do suporte completo, usuários do Linux que precisassem usar os drivers do OpenGL ou Vulkan em hardware Intel Gen11 eram presenteados com uma mensagem de aviso, alertando para o fato de que eles não tinham suporte completo e poderiam apresentar instabilidade ou performance reduzida. Gerações passadas dos gráficos Intel já eram completamente suportadas e, agora, com o update dessa semana, a Ice Lake Gen11 também passou a ser e os avisos foram removidos.

A arquitetura Gen11 descreve os gráficos em 10nm da família Ice Lake da Intel. Os produtos devem começar a ser vendidos no terceiro trimestre deste ano, ou seja, no início do próximo semestre, segundo a empresa informou numa conferência recente com investidores. Isso parece diferente do discurso feito a respeito das CPUs da empresa com a arquitetura, que parecem estar enfrentando problemas para entrar em produção em massa.

A Intel está tendo uma no bastante movimentado, aparecendo corriqueiramente nas notícias. Quando a empresa não está aparecendo por causa de especulações a respeito do futuro dos 10nm em sua linha de produção, ela está se ocupando de algum anúncio ou lançamento "parrudo". É importante lembrar também que a empresa está se preparando para mergulhar de vez no mercado de GPUs dedicadas, com o lançamento das placas Intel Xe, cada vez mais próximo.

Fonte: Tom's Hardware
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.