Índice do Artigo

Intel

Intel anuncia novo Xeon "Cascade Lake" com 56 núcleos e 12 canais de memória

A Intel anunciou nessa semana um novo modelo para sua linha Xeon de processadores voltados para o segmento industrial. O primeiro Xeon “Cascade Lake” é um processador escalável com 56 núcleos e 12 canais de memória que chega para preparar o terreno da Intel para competir com o próximo lançamento da AMD para o segmento, o Epyc “Rome” de 64 núcleos que será anunciado na Computex 2019.

Análise do Intel Core i9-9980XE

O Intel Xeon de 56 núcleos usa dois dies MCM, cada um com 28 núcleos e 6 canais de memória, de interface DDR4, como seria de se esperar. A arquitetura dos núcleos, “Cascade Lake”, não teve muitas mudanças desde a geração “Skylake”, mas chega com algumas tecnologias diferenciadas.

Um bom exemplo das novas tecnologias são mitigações em nível de hardware para enfrentar vulnerabilidades que deram muita dor de cabeça para a Intel desde o ano passado, incluindo variantes das famosíssimas Spectre e Meltdown. Além disso, os novos Xeon chegam com suporte a memórias Optane e foram atualizados com instruções AVX -512 e AES-NI.

O primeiro Xeon “Cascade Lake” é o Xeon Platinum 9200 e ele chega com uma diferença interessante em relação a modelos anteriores do segmento: o formato FC-BGA. Enquanto os processadores Xeon anteriores usavam um soquete, o novo Platinum 9200 vem num formato BGA, com 5.903 pinos e um dissipador de calor único integrado aos dois dies de 28 núcleos. A comunicação entre os dies é feita por um link UPI x20, e cada die tem um outro link UPI x20, para serem usados na conexão com um segundo pacote BGA numa mesma placa, garantindo a escalabilidade do processador.

Fonte: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções