Intel inicia testes com o Spin Qubit, pequeno chip voltado para computação quântica

A Intel anunciou nesta semana o início dos testes do Spin Qubit, o menor chip da empresa voltado para computação quântica. Desenvolvido pela equipe da Intel D1D Fab, de Oregon, o componente é menor que uma borracha de lápis, como mostrado em imagens divulgadas pela companhia.

 O Spin Qubit é feito com as "mesmas técnicas de fabricação de silício" utilizadas pela Intel em seus outros produtos, mas conta com diversas especificações diferentes.

Para começar, o chip utiliza qubits (quantum bits), que carregam um elétron capaz de assumir os clássicos '0' ou '1' da computação convencional, mas também ambos os estados ao mesmo tempo, o que oferece mais poder para processamento.

Intel fala mais do Tangle Lake, seu processador
de 49-qubit para computação quântica

Segundo a Intel, os qubits são extremamente pequenos e possuem cerca de 50nm de diâmetro, sendo visíveis apenas via microscópio eletrônico. A unidade é tão pequena que cerca de 1.500 qubits juntos possuem o diâmetro de um fio de cabelo humano, aponta a empresa.

- Continua após a publicidade -

Além de ser extremamente pequeno, o compacto chip é feito para operar em temperaturas extremamente baixas, na faixa de -272° C, característica que é essencial para a computação quântica.

Com essas especificações, o Spin Qubit mostra que um futuro promissor está chegando para a computação quântica. Mais informações sobre os testes da Intel devem ser reveladas futuramente.

Via: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.