Maioria dos gamers utilizam chips gráficos Radeon da AMD

Os PCs ainda dominam o cenário gamer, de acordo com dados do Jon Peddie Research (JPR), e nessa plataforma há uma vantagem para os hardwares da Nvidia, de acordo com dados do Steam Hardware Survey. Segundo dados da plataforma da Valve, 53,87% das placas utilizadas são do "lado verde da força", enquanto a AMD representa 23,84%. Então a maioria dos gamers estão jogando em GeForces? Considerando os dados da JPR, não.

Se colocarmos na conta todo o ecossistema gamer baseado em processadores x86, algo que hoje inclui também a atual geração de consoles, a AMD está na vantagem, equipando 56% de todos os sistemas. São no total 717 milhões de plataformas para games, sendo que 409 milhões delas estão utilizando um chip gráfico Radeon. Esse número é resultado da dominância da AMD entre os consoles de atual geração, sendo que a empresa é responsável pelos chips utilizados por Playstation 4, Xbox One e Wii U.

Apesar do número ser uma vitória para a AMD, a presença em consoles não auxilia muito na parte financeira, porque esses sistemas tem margens de lucro muito menores que as presentes em placas de vídeo entusiastas para computadores. Essa realidade se reflete nos resultados financeiros das duas empresas: a Nvidia anunciou receitas recorde no segundo trimestre, com crescimento de 54% comparado ao ano passado, enquanto a AMD até conseguiu um belo avanço no segundo trimestre, subindo 34% sua receita comparado a do trimestre anterior, mas um ganho mais modesto (11%) comparado à receita do mesmo trimestre no ano passado.

Na próxima geração a Nvidia voltou a disputa dos consoles ao "embarcar no projeto inovador" da Nintendo, o Switch, que será equipado com o chip Nvidia Tegra e que atuará como um híbrido entre console de mesa e portátil. Para o lado da AMD, sua próxima cartada é a geração de placas de vídeo Vega, que deve novamente trazer a marca para a disputa pelo segmento de mais alto desempenho em 2017.

Via: PCGamesN
Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.