Índice do Artigo

PC Games

Maioria dos gamers utilizam chips gráficos Radeon da AMD

Os PCs ainda dominam o cenário gamer, de acordo com dados do Jon Peddie Research (JPR), e nessa plataforma há uma vantagem para os hardwares da Nvidia, de acordo com dados do Steam Hardware Survey. Segundo dados da plataforma da Valve, 53,87% das placas utilizadas são do “lado verde da força”, enquanto a AMD representa 23,84%. Então a maioria dos gamers estão jogando em GeForces? Considerando os dados da JPR, não.

Se colocarmos na conta todo o ecossistema gamer baseado em processadores x86, algo que hoje inclui também a atual geração de consoles, a AMD está na vantagem, equipando 56% de todos os sistemas. São no total 717 milhões de plataformas para games, sendo que 409 milhões delas estão utilizando um chip gráfico Radeon. Esse número é resultado da dominância da AMD entre os consoles de atual geração, sendo que a empresa é responsável pelos chips utilizados por Playstation 4, Xbox One e Wii U.

Apesar do número ser uma vitória para a AMD, a presença em consoles não auxilia muito na parte financeira, porque esses sistemas tem margens de lucro muito menores que as presentes em placas de vídeo entusiastas para computadores. Essa realidade se reflete nos resultados financeiros das duas empresas: a Nvidia anunciou receitas recorde no segundo trimestre, com crescimento de 54% comparado ao ano passado, enquanto a AMD até conseguiu um belo avanço no segundo trimestre, subindo 34% sua receita comparado a do trimestre anterior, mas um ganho mais modesto (11%) comparado à receita do mesmo trimestre no ano passado.

Na próxima geração a Nvidia voltou a disputa dos consoles ao “embarcar no projeto inovador” da Nintendo, o Switch, que será equipado com o chip Nvidia Tegra e que atuará como um híbrido entre console de mesa e portátil. Para o lado da AMD, sua próxima cartada é a geração de placas de vídeo Vega, que deve novamente trazer a marca para a disputa pelo segmento de mais alto desempenho em 2017.

Via: PCGamesN

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções