Índice do Artigo

AMD

AMD vai lançar os primeiros processadores Zen no final de 2016

Pessoal ansioso pela nova arquitetura de processadores da AMD vai precisar esperar. As CPUs baseadas na Zen só vão chegar ao mercado ao final desse ano. A informação foi divulgada pela CEO da empresa, Lisa Su, que afirmou que os processadores baseados em Summit Ridge deverão ser competitivos com o que a Intel terá disponível.

O Summit Ridge é a plataforma que será utilizada para os processadores de alto desempenho sem gráficos integrados, um equivalente aos atuais FX, com processadores em 14nm FinFET com até oito núcleos. Com a nova litografia e arquitetura, a AMD vem prometendo um salto de 40% no número de instruções por ciclo dos processadores, o que significa que indica que eles possivelmente terão muito mais performance e eficiência energética que os modelos atuais.

As APUs, processadores da AMD que combinam núcleos de processamento com gráficos integrados, devem dar as caras com a arquitetura Zen apenas em 2017, quando também devem ser lançados os modelos para servidores baseados na nova arquitetura da empresa. As APUs serão baseadas em “Bristol Bridge” e utilizarão o mesmo soquete AM4 que os modelos FX da “Summit Bridge”, o que signficia que o consumidor poderá migrar de uma APU para um FX, e vice e versa, sem necessidade de trocar de placa-mãe. Além da nova litografia, a nova arquitetura Zen chegará introduzindo a tecnologia de memórias DDR4 aos produtos da AMD.

YouTube video

A mudança mais notável na arquitetura é que, de acordo com a AMD, esse processador está sendo pensado “do zero”, sendo que os engenheiros tiveram liberdade para pensar o projeto. Por conta dessa guinada, não serão mais utilizados conceitos em uso desde o Bulldozer, como compartilhamento de recursos entre dois núcleos de processamento, os “módulos Bulldozer”.

 {via}Guru3D|http://www.guru3d.com/news-story/amd-ceo-zen-processors-available-at-the-end-of-2016.html{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções