Índice do Artigo

Nvidia

Schrödinger multi-GPU: Just Cause 3 é e não é compatível com combinações de placas

[+update]: Não há duvidas, por hora o gato está morto dentro da caixa. Após entrar em contato com a Nvidia, Alexandre Ziebert do Marketing Técnico esclareceu que o “Single-SLI” é um perfil que atua forçando o sistema a rodar sem a combinação de placas, utilizando apenas uma, mesmo que o usuário tenha ativado o SLI. Esse profile é feito para que o usuário não tenha a necessidade de desativar completamente o SLI (no painel de controle da Nvidia) cada vez que for jogar um jogo que não tem suporte à tecnologia de multi-GPU.

Esse perfil traz a desvantagem de não colocar as duas placas em ação, mas é a melhor alternativa em games que não há otimização ou onde ativar um SLI traz mais problemas de desempenho do que benefícios.

Just Cause 3 depende de implementações por parte da desenvolvedora para trazer o suporte ao multi-GPU, algo que pode acontecer em futuras atualizações. Até lá fica inviável tanto para a Nvidia quanto AMD utilizarem suas tecnologias de escalonamento de placas.

[+Texto Original]: Gamers com combinações de placas tem passado por algumas frustrações recentemente. Depois de Batman Arkham Knight não oferecer suporte às combinações de mais de uma placa de vídeo, algumas dificuldades e problemas de performance em Fallout 4, agora mais um game chega com problemas para os donos de soluções multi-GPU.

De acordo com Andrew Burnes, que é membro da equipe de marketing técnico da Nvidia, o game Just Cause 3 não possui suporte a tecnologias de combinação de placas, o que nos dá a entender que isso inclui tanto o SLI da Nvidia quanto o CrossFire da rival AMD

O que torna a questão um tanto confusão são algumas novidades da versão do driver da Nvidia 359.06, que trouxe como foco melhorias para os games Rainbow Six: Siege e Just Cause. Entre as novidades está um perfil de SLI para o game Just Cause, o mesmo que segundo Burnes não possui suporte a multi-GPU, além de perfis SLI para Fallout 4 e Umbrella Corps. (Página 3, em Application SLI Profiles)

A tecnologia SLI bem como a rival Crossfire trabalham alternando o trabalho de renderização entre as placas de vídeo, conseguindo dessa forma ganhar performance. O processo, porém, traz resultados que podem variar bastante de acordo com o nível de otimização alcançado em cada jogo, podendo chegar a praticamente ao dobro de quadros renderizados por segundo ou até mesmo uma performance inferior a apresentada quando jogando com apenas uma das placas de vídeo.

Artigo: Triple Crossfire Radeon HD 7970 vs 3-way SLI GeForce GTX 680

Em nosso gameplay com Just Cause 3 utilizamos um SLI com a EVGA GTX 980 Classified e a MSI GTX 980 Gaming 4G. Apesar de não utilizarmos nenhum software para medir performance durante esse gameplay, aparentemente não houve nenhum problema de desempenho. Executamos o game em qualidade máxima e na resolução FullHD. 

YouTube video

Problemas de performance e bugs não são uma exclusividade dos sistemas com mais de uma placa de vídeo. Just Cause 3 chegou com muitos relatos de falhas no desempenho em diversos PCs e também nos dois consoles, com quedas gritantes de frames e problemas sérios nos tempos de carregamento. Já começamos os testes com nosso laboratório de performance favorito: o PC Baratinho para Jogar Adrenaline, e em breve devemos lançar um vídeo com nossas impressões sobre a otimização e funcionamento do game em nosso hardware limitado.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções